discussions

In this section you can participate of the specifications and decisions made for the Fiat Mio. The best suggestions, comments and observations received are meticulously analyzed in open discussions divided into 20 distinct topics.

The final results of these debates will be part of the specifications for the Fiat Mio, and will be available to the public or any other car make or business which might be interested in executing such ideas. This is what we call Creative Commons.

learn more about Creative Commons

Driving Aids – How could electronic systems prevent accidents?

Avoiding accidents has been a preoccupation that increased only once the first automobiles hit the roads at the end of the 19TH century. Nevertheless, until recently, it was rather difficult to identify the equipment destined to lower the number of accidents. Seat belts, airbags and protective lateral bars, soften the impact only after the accident takes place.

crash-test

Things have changed thanks to the “maturity” of electronic devices. Aside from traction and stability provided by electronic controls (which automatically guarantee tire adherence to the ground) the Adaptive Cruise Control (ACC) has also been in the market for a while now in luxury cars. Depending on the brand, one can have radars, video cameras, laser rays that detect traffic ahead and maintain a safe and constant distance determined by the driver.



In the discussion page on Visibility, we have already talked about the Audi Side Assist and the Nissan Around View. The former uses radars to warn the driver of an oncoming car not seen in blind spots on highways with several lanes. The latter uses video cameras and computer programs that trace the ideal trajectory for parallel parking.

Blind Spot Assist

The next generation for the Volvo S60 promises to integrate radars and cameras in order to avoid frontal impacts (pedestrians and vehicles alike) in traffic of up to 25km/h, with out driver’s intervention. This is possibly the first step towards automated traffic.



And if you think that all of these security devices have a high price tag, let it be said that not only can you save by avoiding accidents, but most of these systems now have up to 30% discount in most insurance companies.

topics 2

Monitor the discussions on the topics below. You can comment on several topics, on several different subjects.

  • Avatar de marcos sa posted by marcos sa at 06.11.2009

    acho que o carro deve so avisar pois se o carro tiver altonomia pra tomar desicoes perderia a graça dirigir um carro  

    report abuse

  • Avatar de Ederson Omoto posted by Ederson Omoto at 07.11.2009

    primeiramente se for para evitar acidentes as maiores preocupações devem ser feitas preventivamente. Vias onde o limite de velocidade seje comunicado ao veiculo e este o obedeça indenpendentimente do condutor querer entre outras açoes evitaria 90% dos acidentes. por outro lado isso é meio utopico

    report abuse

  • Avatar de Reginaldo Gabriel da Silva posted by Reginaldo Gabriel da Silva at 08.11.2009

    o carro deveria ter um dispositivo onde automáticamente freia e mantem a velocidade e também dependendo da velocidade manter uma distância de segurança do veiculo a frente,se o veiculo da frente frear bruscamente o dispositivo funcionaria para evitar ou minimizar a batida,desvia não seria uma boa idéia pois dependendo a situação pode acontecer um acidente pior,se desviar para a esquerda pode bater de frente e se sair pela direita pode sair da estrada caindo num morro e se estiver em cima de uma ponte.

    report abuse

  • Avatar de Ary Carlos Leal Nogueira posted by Ary Carlos Leal Nogueira at 10.11.2009

    Acho que ter um carro assim provocaria uma discussão, no mínimo, polêmica. Isso significaria, para uns, como se uma pessoa ao seu lado tomasse o volante por você e decidisse o que fazer. Para outros, adeptos da tecnologia (como eu), é uma boa. Mas tudo deve ser repensado. Não adianta um carro inteligente se o preço é de um executivo… Eu, se pudesse, gostaria de um carro assim, para me ajudar em situações potenciais de acidentes e auxílio em estacionamentos, conversões…

    report abuse

  • Avatar de Cesar Neves Ortiz posted by Cesar Neves Ortiz at 12.11.2009

    devem apenas avisar o motorista e indicar qual a melhor forma de evitar o acidente.

    report abuse

  • Avatar de josé augusto mazzaro posted by josé augusto mazzaro at 14.11.2009

    Sim, deve frear apenas.

    report abuse

  • Avatar de Nivaldo Sá posted by Nivaldo Sá at 14.11.2009

    O computador deve tomar medidas para ajudar o motorista, em determinadas situações.

    report abuse

  • Avatar de Paulo Sérgio dos Anjos posted by Paulo Sérgio dos Anjos at 15.11.2009

    Apenas avisar, pois os sistemas são mais falhos que os humanos.

     

    report abuse

  • Avatar de Lindomar Barboda da Silva posted by Lindomar Barboda da Silva at 16.11.2009

    sim

    report abuse

  • Avatar de Aldair Mozer sorio posted by Aldair Mozer sorio at 18.11.2009

    tomar medidas autonomas

    report abuse

  • Avatar de Jones posted by Jones at 20.11.2009

    Não! Frear ou desviar sozinho torna-se perigoso por ser algo inesperado pelo condutor. Seria como numa aula prática de direção, de repente o carro começa a parar sem você mandar, depois você percebe que é o instrutor no outro banco. Isso é horrível!

    Mas um sinal luminoso indicando o lado onde há outro carro num dos ponto cegos (ou nos dois) seria inovador.

    report abuse

  • Avatar de Eduardo Mercer posted by Eduardo Mercer at 21.11.2009

    Existe realmente um limite de quanto o carro deve fazer, mas acho que a maioria dos sistemas dá pouca autonomia ao carro (vide os medos expressos nas discussões by wire, as pessoas temem muito quando o computador toma conta). Acho que o carro deve extrapolar do que o motorista TENTOU fazer o que ele realmente DEVERIA fazer a maior parte das vezes (por exemplo quando os sistemas de freio assistido decidem usar uma pressão diferente daquela dada pelo motorista) e até mesmo tomar decisões críticas (se os radares de distância dianteira e traseira SABEM que a melhor solução é frear, não há motivo para permitr um engavetamento, somente porque o motorista não reagiu a tempo). O equilíbrio entre obediência e autonomia é complicado, mas deve ser explorado e não temido.

    report abuse

  • Avatar de Cícero Araujo posted by Cícero Araujo at 21.11.2009

    Um sistema inteligente que aprendesse com o estilo de dirigir  do motorista e se adaptasse ao mesmo, tomando medidas diferentes à partir de cada situação.

    report abuse

  • Avatar de Eduardo Quadros posted by Eduardo Quadros at 22.11.2009

    Os casos são diferentes.

    Exemplo: o carro na estrada percebe que se o motorista continuar nessa velocidade ele provavelmente baterá. Neste caso, ainda há um certo tempo para o motorista ter ciência dos acontecimentos e se precaver, então o carro deve somente avisar o motorista seja pelo HUD ou por avisos sonoros.

    Quando a situação é mais grave e o tempo de ação é curto, o próprio carro deve agir. Porém este sistema tem de ser bem testado e seguro, caso contrário isto trará polêmicas quanto ao uso da tecnologia.

    report abuse

  • Avatar de Daniel Basilio Marcelo posted by Daniel Basilio Marcelo at 27.11.2009

    Creio que dar liberdade ao carro de frear ou desviar por conta própria, nao seria a melhor opção, pois a atitude do motorista pode estar ligada a escolha do seria menos drastico na situação, e isto nenhum sistema eletrônico poderia decidir.

    Contra colisões laterais, uma opção seria de um sistema que avisaria o motorista caso a aproximação causaria impacto em, digamos, 3 segundos.

    O sistema constantemente checaria a distância entre os veiculos ao lado, e calcularia o tempo de impacto, caso o tempo caisse de 3 segundos avisaria atraves de um beep alto pelo sistema se som do carro. Mas não todos os autofalantes simultaneamente, pois, o motorista precisara de ser rápido para agir. Para isso somente o autofalante mais próximo de onde ocorrerá o impacto soará.

    Por exemplo, se o sistema detectou que ocorrera um choque com um veiculo na traseira do lado direito, somente o autofalante direto de trás soará. Automaticamente, sem necessitar consultar nenhuma tela o motorista saberá para que lado desviar do impacto.

    Isto o protegeria, também, de caso algum outro veículo que se aproximasse dele em velocidade de impacto.

    report abuse

  • Avatar de Thales Stravino posted by Thales Stravino at 13.12.2009

     Axo que ele poderia avisar e tomar decisões.. assim como uma aeronave.. ela avisa o piloto.. se esse nao tomar uma atitude.. faz uma manobra evasiva.. mas há a comunicação entre as 2 aeronaves, mesmo a longa distancia.. assim elas se conversam fornecendo velocidade, distancia e outras condições.. dessa forma o computador do veículo pode reconhecer melhor a situação e saber o que fazer.. sem provocar um acidente evitando outro (por exemplo: desviar para a direita para evitar colisão fontal e colidir com outro veículo que estava na direita)

    Os veículos precisam se comunicar e perceber à sua volta o que está acontecendo. Inteligencia Artificial =D

    report abuse

  • Avatar de NathanBrazil posted by NathanBrazil at 15.12.2009

     Em minha opiniao , deve ser feito teste sobre aviso ao motorista e sobre movimentos autonomos do carro , pois ambos tem seus pos e contras , tais como o carro desviar do obstaculo , no caso uma pessoa por exemplo , e entao retoma ao motorista em uma posisao de guiagem nao favoravel , pode ser que desencadeie um novo acidente por perda de controle.

    No caso do alerta , o motorista pode nao perceber e ser tarde demais .

    Por isso , acho que se integrassem os dois sistemas de forma sutil , preveniria muitos acidentes.

    report abuse

  • Avatar de Renato dos Santos Cruz posted by Renato dos Santos Cruz at 25.12.2009

     o carro deve avisar, igual quando se ativa o sistema de piloto automatico e o carro percebe que tem algo se aproximando e freia.

    report abuse

  • Avatar de Rodrigo Bernardi de Carvalho posted by Rodrigo Bernardi de Carvalho at 29.12.2009

    Deve auxiliar o motorista

    report abuse

  • Avatar de Gustavo Barbosa posted by Gustavo Barbosa at 29.12.2009

    Acho que em um primeiro momento deve avisar, o quanto mais cedo melhor. O sistema pode inclusive avisar que o motorista não está guardando uma distância segura dos demais carros, e etc… Porém tomar medidas autônomas pode provocar acidentes ainda piores e esse julgamento os sistemas automatizados não vão ter condições de ter tão cedo. Como o sistema decidirá se ele deve frear e deixar colidir com o veículo da frente à menor velocidade possível, ou se ele deve acelerar e desviar, correndo o risco de fechar outro veículo e causar um acidente envolvendo vários outros veículos? E se dois veículos tomarem a mesma decisão e desviarem para o mesmo lado? Melhor deixar para o motorista experiente decidir. 

    report abuse

  • Avatar de sandra c dantas posted by sandra c dantas at 30.12.2009

    nao so avisa como ter autoridade p frea ou deviar

    report abuse

  • Avatar de vinicius bortoloso posted by vinicius bortoloso at 11.01.2010

     o carro nao devera ser autonomo pois isso interfiria na pilotagem e controle do veiculo.

    report abuse

  • Avatar de SERGIO HENRIQUE AUDIBERT posted by SERGIO HENRIQUE AUDIBERT at 13.01.2010

    Daqui para frente nos teremos cada ves mais carros andando nas ruas por ai no mundo todo. E precisamos ter mais segurança nas ruas para evitar acidentes que podem tirar vidas de pessoas que temos grande estima, de todos quem esta nos carros e pedestres tambem.  Esse novo carro da FIAT pode inovar e ser exemplo para outras fabricas .  Minha ideia é a seguinte:

    Esse novo FIAT, pode ser ligado diretamente com os satelites que passam informaçoes para os GPS que usamos hoje em dia, mas nao apenas para informar nesse sentido mas sim para avisar o motorista que em determinada rua esta vindo um carro em alta velocidade ou outros carros que estejam desrespeitando o transito para que ele tome o devido cuidado. Mas se por exemplo o motorista nao prestar atençao por algum motivo no aviso o proprio carro tomara essa providencia passando a ser controlado por um piloto automatico tirando o controle do motorista do carro por alguns instantes e acionando o freio ou o acelerador se for necessario e ate parar em um estacionamento ou na rua mesmo na lateral no acostamento  ate passar o perigo. Existem Satelites que veem tudo em tempo real. Creio se quiserem poderao fazer isso e assim fazendo um carro muito seguro para andar nas ruas da cidade.

    report abuse

  • Avatar de Rafael posted by Rafael at 13.01.2010

    somente avisar nunca interagir

    report abuse

  • Avatar de Fernando posted by Fernando at 31.01.2010

    Só avisar. Talvez até dar outros sinais como vibrar. Mas parar sem a ação do motorista só com a opção deste em aceitar a ação da máquina -um tipo de dispositivo on off de ação da máquina-. Autorização expressa do motorista para a ação da máquina.

    report abuse

  • Avatar de Felipe Pinto dos Santos posted by Felipe Pinto dos Santos at 31.01.2010

    O carro pode avisar o motorista e atraves de um painel ele mostra para o motorista

    as melhores alternativas de como ele deve agir.

     

    report abuse

  • Avatar de Christian Bispo posted by Christian Bispo at 11.02.2010

     O carro pode ser autônomo desde que seus sistemas sejam capazes de analisar rapidamente todo o contexto (condições da pista, tráfego, velocidade, obstáculos, trajeto, etc)

    report abuse

  • Avatar de francisco junior posted by francisco junior at 26.02.2010

    O carro pode ter autonomia sobre alguns comandos como freios , direção, luzes , e ate mesmo o motor poderia vir com um sistema que podesse ser desligado aluns cilindros se o carro estivesse em ingarrafamentos para a economia de combustivel e controle de poluição.

    report abuse

  • Avatar de Cesar Pinheiro posted by Cesar Pinheiro at 27.02.2010

    Todos os sistemas de proteção devem agir em vez de somente avisar. Isso reduz o tempo de reação e, consequentemente, aumenta a segurança. Após testes bem feitos, não há porque não confiar nos sistemas automatizados.

    report abuse

  • Avatar de Carlos Alberto posted by Carlos Alberto at 01.03.2010

    Para mim os dispositivos devem evitar o ato falho. Aquela tendência que ao dirigir constante em uma velocidade temos de aumentá-la e sempre levar uma multa do radar nos declives, ou aquela distração no percurso diário que nos leva a pergunta: Como eu cheguei aqui, meu Deus nem percebi o que eu fiz?

    report abuse

  • Avatar de Marcos Bedin posted by Marcos Bedin at 18.03.2010

    Deve ter a liberdade de evitar o acidente.

    report abuse

  • Avatar de Ramon Leal posted by Ramon Leal at 30.03.2010

    Deve tomar medidas autonomas.O motorista pode ter reações lentas e portant o simples aviso nao servirá de nada.Obrigado pela atenção.Ramon

    report abuse

  • Avatar de fabio posted by fabio at 08.04.2010

    A situaçoes que a maquina nao é capaz de tomar a melhor decisao o transito em 99% dos casos ainda é uma delas.. avisar sim mas interferir só o minimo em situaçoes que as variaveis estejam bem calculadas. Recursos de frenagem sao uma boa mas desvios de rota nem pensar!

    report abuse

  • Avatar de davison posted by davison at 11.04.2010

    OLHA SOMENTE AVISAR POIS O CARRO NÃO PODERIA ADIVNHAR O QUE PASSA NA MENTE DE UM TERCEIRO PEDESTRE OU MOTORISTA POIS HAVER FORMA DE PERMITIR A DECISÃO DO MOTORISTA EM ALGUMAS SITUAÇÕES CASO SEJA COLOCADO QUE O CARRO IRÁ DEFINIR PROCEDIMENTO PODEM SER BURLADOS INFELISMENTE

    report abuse

  • Avatar de João Felipe Lara Gonçalves posted by João Felipe Lara Gonçalves at 12.04.2010

    O carro poderia ter um dispositivo juntamente com o computador de bordo onde avisa ao motorista sobre uma situção de perigo e risco de acidente, com isso o carro com sensores no para-choque do carro manteria distancia do outro para nao ter uma colisão mais nunca freiar o carro, essa tecnoogia poderia ser desativada pelo motorista quando ele quiser, como por exemplo fazer uma utrapassagem.

    report abuse

  • Avatar de Marcos Ficarelli posted by Marcos Ficarelli at 13.04.2010

    Já me estendi em outro tópico. Não repito senão me perco (vide).

    Os sensores (só sensores) devem ser configurados para estrada, tráfego, estacionamento, … cada um funciona diferente na situação.

    report abuse

  • Avatar de Igor posted by Igor at 03.05.2010

    Ele até pode tomar medidas de emergência mas para isso talvez o outros veiculos deveriam ser igual a ele(ter um sistema de leitura entre os veículos), porque poderia ser arriscado ao trânsito.

    report abuse

  • Avatar de Guilherme Rodrigues da Costa posted by Guilherme Rodrigues da Costa at 16.05.2010

    Deveria chamar a tenção do motorista no primeiro momento, e caso o perigo persista o carro deveria tomar a decisão sozinho. Em caso extremos o motorista nem seria avisado devido ao tempo de reação do mesmo ser alto. No momento em que o carro reagiria os controles do motorista ficariam inativos, para evitar acidentes por pânico.

    report abuse

  • Avatar de Diogo Henrique Villa posted by Diogo Henrique Villa at 01.06.2010

    poderia projetar um carro com sistema de aviso de segurança principalmente que tem deficiencia auditiva moderada a severa, ter um sistema  de aviso de quando vem uma abulancia por exemplo, poderia projetar um sistema de aviso com numa tela no voltante ou no painél.ter um sensor que capturam ondas sonoras  da sirenes ; E assim podendo o motorista perceber que vem vindo uma ambulancia. o que voces acham??

    report abuse

  • Avatar de marinho posted by marinho at 04.06.2010

    o carro deve ter controle proprio pois em determinadas cituaçoes o motorista nao tem tempo de resposta

    report abuse

  • Avatar de Carlos L Junior posted by Carlos L Junior at 10.06.2010

    Isso seria muito bom. Se tivéssemos a liberdade de utilizar ou não esse serviço, a opção de frenagem e desvios trariam mais segurança com certeza. Quantos acidentes poderiam ser evitados.

    report abuse

  • Avatar de Yuri Mendoza posted by Yuri Mendoza at 07.07.2010

    Depende. Em situações inequívocas, como colisão ou choque frontal, deve atuar. Nos casos de aproximações laterais, deve apenas alertar. Minha proposta é o aviso sonoro tridimensional.  Não é sempre que o condutor está olhando para o painel ou o HUD. Já um zumbido do lado esquerdo ou direito alerta imediatamente a proximidade, tamanho, velocidade  e posição do risco. Um efeito Doppler artificial pode ser utilizado, inclusive.

    report abuse

  • Avatar de keigiro ueno posted by keigiro ueno at 03.08.2010

    Acho que o carro deve ter "reações" autônomas, pois se ele apenas emitir um sinal, até que o motorista interprete o mesmo, pode ser tarde. Algumas situações acontecem numa fração de segundos. Corrigir uma aquaplanagem, corrigir uma derrapagem na curva, reduzir a velocidade em caso de obstaculo à frente, isso tudo poderia ser acionado pelo próprio dispositivo.  

    report abuse

  • Avatar de Humberto Cosentine posted by Humberto Cosentine at 05.11.2009

    Acho incrível ainda haver acidentes graves em estradas sujeitas a neblina forte.  Um sistema integrado entre elas e os automóveis, permitiria manter distância segura dos outros carros através de sinais precisos.

    report abuse

  • Avatar de Ederson Omoto posted by Ederson Omoto at 07.11.2009

    acho que em crusamentos e viagens longas. Balisa e manobras depende mais da capacidade de prever os movimentos que sim da propria visão.

    report abuse

  • Avatar de Reginaldo Gabriel da Silva posted by Reginaldo Gabriel da Silva at 08.11.2009

    seria bom auxilio em cruzamentos e longas distâncias,também deveria ter auxilio em balizas,pois muitas pessoas tem dificuldade na hora de estacionar.

    report abuse

  • Avatar de Cesar Neves Ortiz posted by Cesar Neves Ortiz at 12.11.2009

    neblina, chuva intensa ou estrada a noite.

    report abuse

  • Avatar de josé augusto mazzaro posted by josé augusto mazzaro at 14.11.2009

    Longas viagens.
    Para alguns, manobras e a abertura das portas.

    report abuse

  • Avatar de Nivaldo Sá posted by Nivaldo Sá at 14.11.2009

    Qualquer situação eminente de risco de colisão.

    report abuse

  • Avatar de Humberto Cosentine posted by Humberto Cosentine at 15.11.2009

    Gostaria de receber imagens dos cruzamentos sempre que estivesse prestes a passar por eles.  Isso seria uma beleza.

    report abuse

  • Avatar de Paulo Sérgio dos Anjos posted by Paulo Sérgio dos Anjos at 15.11.2009

    Talvez ultrapassagens.

    report abuse

  • Avatar de Lindomar Barboda da Silva posted by Lindomar Barboda da Silva at 16.11.2009

    businas e viagens longas

    report abuse

  • Avatar de Aldair Mozer sorio posted by Aldair Mozer sorio at 18.11.2009

    crusamnetos e ultrapasagen,são nesses locais que ocorrem a maioria dos acidentes.

    report abuse

  • Avatar de Jones posted by Jones at 20.11.2009

    Ultrapassagem, por ser peigoso e nas viagens longas por possíveis desgastes imprevistos de componentes do veículo.

    report abuse

  • Avatar de Eduardo Mercer posted by Eduardo Mercer at 21.11.2009

    As ultrapassagens em vias de mão dupla como rodovias de pista simples e os cruzamento em nível são grandes problemas para os sentidos, pois é impossível prever corretamente as velocidades e o fluxo dos carros, uma verdadeira loteria (tanto que no que mais se investe em modernização de rodovias é em criação de pistas-duplas e cruzamentos aéreos). Mas também é muito difícil criar sistemas eficientes de prevenção de acidentes baseados em sensores paras estas duas situações. Balizas são uma dor de cabeça para grande número de motoristas e a tecnologia é barata e plenamente disponível, deveria estar instalada em mais carros.

    report abuse

  • Avatar de Cícero Araujo posted by Cícero Araujo at 21.11.2009

    Depende do motorista, vide minha resposta anterior.

    report abuse

  • Avatar de Eduardo Quadros posted by Eduardo Quadros at 22.11.2009

    Situações que envolvem risco, como cruzamentos, ultrapassagens e condições climáticas (chuva, neblina, etc).

    Porém algo que será um diferencial é o controle do automóvel nas balizas. Já existem diversos sistemas sendo testado em que carros são estacionados sozinhos (inclusive sem o motorista dentro do veículo). Ainda assim sempre existirá os que param em frente ao sinal de "proibido estacionar".

    report abuse

  • Avatar de Elias posted by Elias at 27.11.2009

     Todas as situações são boas.

    report abuse

  • Avatar de Manoel Santiago da Silva Leite posted by Manoel Santiago da Silva Leite at 04.12.2009

    O automóvel deve ser um meio de locomoção onde a segurança dos seus ocupantes, dos pedestres e dos ocupantes de outros veículos venha sempre em primeiro lugar. Se o sistema que avalia e toma decisões for inteligente e confiável, deve sim ser parte deste veículo pois nem sempre as decisões humanas impedem acidentes. Este sistema deve ser capaz de identificar, por exemplo, faixas de pedestres ocupadas e limites de velocidade, e tomar decisões de reduzir a velocidade ou frear.

    report abuse

  • Avatar de NathanBrazil posted by NathanBrazil at 15.12.2009

     Balizas , com sensores e viagens longas que por causa podem alertar o motorista se seus batimentos cardiacos indicassem sonolencia , por meio de sons ou toques fisicos como vibrar o banco.

    report abuse

  • Avatar de Jose Fernando Veronesi posted by Jose Fernando Veronesi at 16.12.2009

    balizas, pontos cegos, situacoes noturnas, frenagens, curvas fechadas e/ou em alta velocidade, desniveis em ruas e estradas…

    report abuse

  • Avatar de Carlos Ganhadeiro posted by Carlos Ganhadeiro at 20.12.2009

    A estrada deve ser a guia eletrônica do veículo, que deve seguir automaticamente as determinações de velocidade máxima nas auto-estradas com guiagem eletrônica.

    report abuse

  • Avatar de Renato dos Santos Cruz posted by Renato dos Santos Cruz at 25.12.2009

     viagens longas onde os acidentes tem proporções maiores e mais fatais.

    report abuse

  • Avatar de Rodrigo Bernardi de Carvalho posted by Rodrigo Bernardi de Carvalho at 29.12.2009

    Ultrapassagens, cruzamentos e viagens longas, nesta ordem decrescente de de importância

    report abuse

  • Avatar de Gustavo Barbosa posted by Gustavo Barbosa at 29.12.2009

    Definitivamente ultrapassagens. Viajens longas tornam-se mais seguras e confortáveis se temos à disposição cruise control e câmbio automático. A detecção e alarme de sono também é bem vinda. Baliza não precisa de auxílio eletrônico se o motorista souber dirigir, apesar da câmera traseira evitar situações em que o motorista não possui visibilidade para enxergar uma criança ou animal correndo por trás do veículo. Já as ultrapassagens, principalmente de veículos grandes, são perigosas devido á falta de visibilidade e à necessidade de cálculo da velocidade dos demais veículos.

    report abuse

  • Avatar de ELIÉZER posted by ELIÉZER at 02.01.2010

    Boa tarde sera uma otima ideia se todos os carros tivesse camera de video com som para gravar toda as imagens quando o carro for ligado camera na frente e atraz e ser armazenado numa caixa preta como os aviões, se por algum motivo ocorrer um acidente o motorista pode provar que a culpa não foi dele, ou se ele for o causador do acidente tera como provar que esta certo ou erado.
    Mas as imagens gravadas só podera ser utilizada por ordem judicial para poder provar de quem foi o causador do acidente.

    report abuse

  • Avatar de vinicius bortoloso posted by vinicius bortoloso at 11.01.2010

     o carro deveria ser seguro em situaçoes de batidas

    report abuse

  • Avatar de SERGIO HENRIQUE AUDIBERT posted by SERGIO HENRIQUE AUDIBERT at 13.01.2010

    TODAS QUE SE REFEREM AO MELHOR DESENPENHO DO CARRO COM SEGURANÇA  ANDANDO NAS RUAS E ESTRADAS.

    report abuse

  • Avatar de Rafael posted by Rafael at 13.01.2010

    balizas e viagens longas como a distacia que ainda falta por ex

    report abuse

  • Avatar de Fernando posted by Fernando at 31.01.2010

    Acho que principalmente em ultrapassagens em longas viagens. Mas em todas as situações seria muito útil um sistema de ajuda à visão do entorno do veículo.

    report abuse

  • Avatar de Christian Bispo posted by Christian Bispo at 11.02.2010

     Ultrapassagens e viagens longas

    report abuse

  • Avatar de Cesar Pinheiro posted by Cesar Pinheiro at 27.02.2010

    Assitência é mais necessária em viagens longas. Logo em seguida, nas ultrapassagens, seja durante viagens longas ou não.

    report abuse

  • Avatar de Ramon Leal posted by Ramon Leal at 31.03.2010

    Acho que em balizas,e situações do transito da cidade,pois em viagens as pessoas se preparam e ficam atentas a todo momento,enquanto na cidade pode haver uma desatenção e acabar numa batida.Afinal o índice de pequenas colisões é muito maior na cidade do que na rodovia.Obrigado pela atenção.Ramon

    report abuse

  • Avatar de davison posted by davison at 11.04.2010

    olha baliza é motivo pessoas entrarem no rio de ação e no ponto cego,controle de velocidade ao inves de radares e sinaleiros ,e enfim a questão de cruzamentos

    report abuse

  • Avatar de Marcos Ficarelli posted by Marcos Ficarelli at 13.04.2010

    O auxílio deve visar a segurança. Boa base disso, é o RIPEAM para embarcações.

    report abuse

  • Avatar de Igor posted by Igor at 03.05.2010

    Todas as situações são importantes é o meio onde o nosso motorista de trânsito brasileiro enfrenta no seu cotidiano pelas condições diversas de vida e pistas no Brasil, mas talvez o + comum seria a baliza.

    report abuse

  • Avatar de Guilherme Rodrigues da Costa posted by Guilherme Rodrigues da Costa at 16.05.2010

    Viagens longas, pois desgastam o motorista.

    report abuse

  • Avatar de Carlos L Junior posted by Carlos L Junior at 10.06.2010

    Todos. Viagens longas seria utilizado com menos frequencia, mas seria muito bom! Quase um piloto automático.

    report abuse

  • Avatar de Yuri Mendoza posted by Yuri Mendoza at 07.07.2010

    Embora muitos tenham dificuldade, os primeiros são questão de habilidade (inclusive, uma pessoa imprudente e sem habilidade para ultrapassar não deve receber essa assistência). Por outro lado, o conforto proporcionado pela assistência eletrônica em uma viagem é percebido por todos.

    report abuse

  • Avatar de antonio jose couri posted by antonio jose couri at 07.08.2010

    acho, que um item muito importante para a segurança do usuário, seria um indicador  sonoro de velocidade máxima permitida na rodovia, pois os veículos de hoje  sao muito confortáveis e nossas estradas nao sao suportadas para tal confornto, as vezes percebo que estou em alta velocidade somente quando olho para o velocímetro,e muitas vezes passa despercebido.

    o sistema poderia ser obrigado a ativar sempre ao dar a partida ao motor e desativado sempre que o usuario nao quizer.Configurando também a velocidade máxima para o alarme.

    report abuse