Discussões

Aqui você pode conferir todas as discussões sobre as ideias e decisões técnicas que deram origem ao FCC-III como ele está sendo projetado hoje. Todas as especificações deste carro do futuro serão publicadas em Creative Commons em breve.

saiba mais sobre Creative Commons

Infotainment Show- Voice operated commands or touch screen?

Touchscreen

Many here at Mio see touchscreens  becoming popular on cell phones and, integrating cars more and more, which shows that when it comes to interface commands, this seems to be the tendency. Others feel that in order to keep their hands on the steering wheel and the eyes on the road, voice commands are ideal.

Chrysler 200C - Dashboard

Each tendency has its advantages and examples. In the last auto show in Detroit, the Chrysler200C Concept Car impressed everyone with its control panel sensible to the touch, which can also completely set up, manage and keep track of not only of the functions of the car, but also of the uConnect, a wireless internet transmitter  which guarantees total communicability with the 200C passengers.

Chrysler 200C

The voice command recognizers are offered by some of the assembly lines, integrating them to the cellular system. Microsoft, working together with Fiat (with the Blue&Me, also sold in Brazil), Ford (with the Sync system) and Hyundai, have been developing voice controlled audio systems, navigation and communication.



The equipment available nowadays, on the other hand, still clashes or has intelligibility problems which cannot be applied to the most essential commands, such as those that deal with the driving and the security of the vehicle.



The conclusion for this discussion then is that we will most likely have to find a balanced combination, according to each activated function. But for the most part, the option is up to you. So here you go:

Tópicos 2

Acompanhe as discussões nos tópicos abaixo. Você pode comentar em vários tópicos, sobre vários assuntos diferentes.

  • Avatar de Angelo Ricardo dos Santos Freitas postado por Angelo Ricardo dos Santos Freitas em 06.11.2009

    Com certeza comandos via voz a fim de permitir que o motorista esteja sempre com as mão no volante

    denunciar abuso

  • Avatar de Victor Teles postado por Victor Teles em 06.11.2009

    Touch Screen

    denunciar abuso

  • Avatar de Lucas Amorim postado por Lucas Amorim em 06.11.2009

    Eu acredito que os dois trazem os mesmos beneficios (e os mesmos atrapalhos), opnaria até mesmo pelos dois sistemas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Cícero Araujo postado por Cícero Araujo em 06.11.2009

    Comandos via voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Lacerda Ribeiro postado por Daniel Lacerda Ribeiro em 06.11.2009

     Comando via voz principalmente, permitindo que o motorista esteja com as duas mão no volante a maior parte do tempo.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ederson Omoto postado por Ederson Omoto em 07.11.2009

    Tudo dependerá do comando. os mais simples e usuais acho que por voz retira a atenção do condutor por um tempo menor.

    denunciar abuso

  • Avatar de Antônio Pinheiro Neto postado por Antônio Pinheiro Neto em 07.11.2009

    comando de voz.

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Junio Machado postado por Junio Machado em 07.11.2009

    Se o carro puder ter os dois seria melhor ainda, porem se for para escolher apenas um eu prefiro o touch screen

    denunciar abuso

  • Avatar de João Geraldo Pedrini da Penha postado por João Geraldo Pedrini da Penha em 08.11.2009

    Comando de voz pode ser muito perigoso.

    Vai que o rádio começa a tocar alto e o carro responde como se fosse comandos.

    Muito perigoso.

    denunciar abuso

  • Avatar de Luciano Cavicchiolli postado por Luciano Cavicchiolli em 11.11.2009

    Se for utilizar a interface com o celular a tecnologhia touch screen já está muito mais batida, por isso acredito que comercialmente hoje é mais viável.

    O comentário do João Geraldo é pertinente, os comandos por voz teriam que ter um reconhecimento de voz muito avançado para permitir que o usuário acompanhasse um filme ou ouvisse músicas enquanto dirige. A solução seria bloquear os comandos por voz enquanto se executa alguma midia, neste caso um dispositivo secundário seria necessário.

    denunciar abuso

  • Avatar de Cesar Neves Ortiz postado por Cesar Neves Ortiz em 12.11.2009

    touch scream seria melhor, pois daria uma cara legal, economizaria botões e tambem porque sistema de voz não é muito bom, pois se tiver muitas pessoas no veiculo fica dificil obedecer todos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Paulo postado por Paulo em 12.11.2009

    VIA VOZ

    denunciar abuso

  • Avatar de josé augusto mazzaro postado por josé augusto mazzaro em 14.11.2009

    Joystick no volante!

    denunciar abuso

  • Avatar de Nivaldo Sá postado por Nivaldo Sá em 14.11.2009

    Touch, uma das melhores inerface humana. A voz dá problemas – gripou ferrou. Interferencias.

    denunciar abuso

  • Avatar de Humberto dias de Alencar postado por Humberto dias de Alencar em 14.11.2009

     A tela de toque é mais segura. Embora o comando de viva voz o pareça, erros de dicção e pronúncia são muito perigosos com o carro em marcha, principalmente se a pessoa estiver com problemas nas vias aéreas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Paulo Sérgio dos Anjos postado por Paulo Sérgio dos Anjos em 15.11.2009

    Comando por voz. Indiscutivelmente. A segurança é um atributo excencial. Não devemos tirar a atenção do motorista.

    denunciar abuso

  • Avatar de Lindomar Barboda da Silva postado por Lindomar Barboda da Silva em 16.11.2009

    viva voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Luís Gustavo Moisés postado por Luís Gustavo Moisés em 18.11.2009

    Comandos por voz, por conta da segurança.

    denunciar abuso

  • Avatar de Aldair Mozer sorio postado por Aldair Mozer sorio em 18.11.2009

    comando touch screem,comandos viva vos ja foram testato e não funcionam bem nem mesmo em celulares.

    denunciar abuso

  • Avatar de Allan Garcia Barbosa postado por Allan Garcia Barbosa em 18.11.2009

    Vi um sistem muinto curioso que a UNICAMP ,universidade de campinas - SP , estava desinvolvendo q éra comando por voz é bem melhos pois não tira a mão do volante , almentando a segurança dentro do veiculo.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcello postado por Marcello em 18.11.2009

    Nem um nem outro.Utilizo o carro no minimo duas horas por dia, e ja tive um CELULAR com Touch Screen e Comandos de Voz, e não da certo mesmo!!Imagino em um carro essas tecnologias…no dia-dia isso cansa de tanto que voce tenta acessar o que quer e não consegue. O ideal a meu ver (e como ja sei, na pratica tambem), são os comandos mais simples possiveis com botões e alavancas como sempre foram, de preferencia no volante.

    No Touch Screen voce terá que olhar para onde esta apertando e saber em qual função esta a tela naquela hora, completamente "não-funcional" para um veículo, o contrario de um botão que voce so precisa saber que ele esta ali em "tal" lugar e o que ele faz.

    Mesma coisa no comando de voz, ate ele entender o que voce quer…pode ser perigoso.

    denunciar abuso

  • Avatar de gilberto postado por gilberto em 19.11.2009

    o touch screen é mais preciso, mas necessita da atenção do motorista. Logo, seria perfeito para comandos mais rápidos, como troca de estação de rádio, aumento de volume, troca de faixas, etc.

     

    denunciar abuso

  • Avatar de rodrigo postado por rodrigo em 19.11.2009

    Isso é muito relativo.

    Ao meu ver o fiat mio deveria ser um carro de preço mais acessivel

    e essas inovações tecnologias ainda são muito caras.

    Por isso ao meu ver isso deveria ser substituido por outras coisas,

    como um bom computador de bordoou algo do genero.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo postado por Eduardo em 19.11.2009

    Eu prefiro muito mais comando via tela touch screen! comandos de voz de vez em quando nao te entendem direito e tu tem que ficar falando pausadamente, acaba ficando chato.

    denunciar abuso

  • Avatar de David Alisson Del Santoro postado por David Alisson Del Santoro em 19.11.2009

    Ambos são muito úteis, por segurança o comando de voz é melhor que a tela touch screen, afinal de contas não é muito aconselhavel tirar as mãos do volante, mesmo que todos o façam. Mas por design a tela touch poderia ser mais bela que o comando de voz.  Penso, que comando de voz poderia ser um acessório pedido de fábrica.

    denunciar abuso

  • Avatar de Jones postado por Jones em 19.11.2009

    Embora comandos via voz seja algo prático, touch screen é mais viável. Imagine você sozinho no carro e pede pra aumentar o som de uma música. Estranho, no mínimo!

    denunciar abuso

  • Avatar de Marco Aurélio Teixeira postado por Marco Aurélio Teixeira em 20.11.2009

    Comandos via voz parecem mais seguros. Ao menos dão a impressão de serem…

    denunciar abuso

  • Avatar de Carlos Victor postado por Carlos Victor em 20.11.2009

    touch screen sem duvida

    denunciar abuso

  • Avatar de Luciano V. Freitas postado por Luciano V. Freitas em 20.11.2009

    Com certeza o comando via voz. Mas rápido, seguro e prático.

    denunciar abuso

  • Avatar de Mario postado por Mario em 20.11.2009

    Com toda certeza viva voz, mas claro não deixando algumas funções fora do touch, pois devera ter uma função de abilitar e desabilitar a função voice live, pois qualquer coisa dita no interior do carro, o mesmo ira reconhcer… supondo se esta tendo uma conversa de familia dentro do carro , e alguem diz "..nossa esqueci de acender a luz " imediatamente o carro ira acender a luz do veiculo, ou ira fazer uma pergunta se realmente você quer acender a luz, isso encomodanto a viagem…

    denunciar abuso

  • Avatar de Leonardo Barbosa postado por Leonardo Barbosa em 20.11.2009

    Ambos, pois nem sempre os comandos de voz são interpretados de forma correta pelos aparelhos eletrônicos.

    denunciar abuso

  • Avatar de antonio jose da silva neto postado por antonio jose da silva neto em 20.11.2009

    o esencial seria uma tela touch screen por que comando de voz e dificil pois no transito existe muito barulho pois isso e mei dificil um comando de voz entao o escencial seria tela touch screen.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ricardo Silva postado por Ricardo Silva em 21.11.2009

    para mim o comando de voz deicha um pouco adesejar, o ideal seria o touch screen, muito mais rapido

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Mercer postado por Eduardo Mercer em 21.11.2009

    Concordo que a melhor solução é encontrar um equilíbrio entre os dois sistemas. Há aplicações para as quais o toque e o feedback visual são ideais, outras para as quais dar e receber comandos sonoros permite menos distração no trânsito, e uma grande área cinzenta de comandos que podem se beneficiar de ambas tecnologias.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Quadros postado por Eduardo Quadros em 22.11.2009

     Fantástico seria ter os dois presentes!

    Comandos de voz seriam obrigatóriamente usados com o carro em movimento. Assim que o carro estiver parado a magnífica tela multi-touch fica disponível.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ronaldo Monte Santo postado por Ronaldo Monte Santo em 23.11.2009

    Os comandos por toques estâo virando uma tendência e já esta sendo muito aplicados nos telefones celulares, o motorista e passageiros gostam de interagir com o ambiente onde estão, a curiosidade e semsibilidade faz parte do ser humano. 

    denunciar abuso

  • Avatar de Fábio Bessa postado por Fábio Bessa em 23.11.2009

     Touchscreen com certeza. E de preferência no centro do volante.

    denunciar abuso

  • Avatar de Miguel postado por Miguel em 24.11.2009

    O comprador poderia escolher o modelo..

    denunciar abuso

  • Avatar de George Farias Gomes postado por George Farias Gomes em 24.11.2009

    o melhor é o comando via tela touch screen, por que o comando de voz as vezes falha !!!e o moto rista  com a tela touch screen ele pode selecionar uma lista de musica ou uma rádio que ele quer ouvir antes de começar a dirigir e assim evitando acidentes ao tentar usar o aparelho dirigindo!

    denunciar abuso

  • Avatar de Douglas Costa Figueiredo postado por Douglas Costa Figueiredo em 25.11.2009

    Comando por voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Mario postado por Mario em 25.11.2009

    funções via voz são mais seguras, mas algumas funções touch screen seriam interessantes

    denunciar abuso

  • Avatar de Tharsis Farias Monteiro postado por Tharsis Farias Monteiro em 26.11.2009

    commando de voz, primeiro: motorista é perigoso se tem algo distraindo mexer em rádio atender celular , logo na minha concepção tem q ser por voz é mais seguro e ergonômico , somente o nescessário seria touch

    denunciar abuso

  • Avatar de Diego Rodrigues postado por Diego Rodrigues em 27.11.2009

      Acredito que a combinação dos dois seria a resposta perfeita. O que eu acredito é que deveria ser separado, havendo uma harmonia com o painel e outros itens do carro, o touch screen para as funções do carro e o touch screen da central multimídia. Um exemplo: para o motorista estaria com maior facilidade de acesso o sistema touchscreen (que não precisa necessáriamente se parecer com uma tela de DVD-Player) que envolve as funções do carro e nesse sistema estariam disponíveis as informações necessárias para se dirigir o carro, sistema GPS  e qualquer outra informação de maior necessidade para o motorista. E mais ao centro do painel estaria uma tela, essa sim com formato convencional, para maior comodidade dos passageiros. 

    Já o comando de voz estaria integrado com o sistema voltado para operações do carro como acender faróis, abrir porta-malas, até mesmo desligar o aparelho de som. Esse sistema deve estar equipado com algo que reconheça a voz do motorista.

    denunciar abuso

  • Avatar de Elias postado por Elias em 27.11.2009

    Prefiro o Touch, se vc aperta uma vez eh 100% que o carro vai entender e mesmo que comando de voz fosse 100% prefiro o Touch.

    denunciar abuso

  • Avatar de elmo zampieri postado por elmo zampieri em 28.11.2009

    Via Voz

    denunciar abuso

  • Avatar de marcos postado por marcos em 28.11.2009

    uma tela touch

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Fróes postado por Felipe Fróes em 29.11.2009

    eu sou a favor do comando de voz, somente pelo motivo de não tirar a atenção do motorista. Mais como é muito dificil agradar a todos os usuarios, porque não pensar na possibilidade de inovar? seria muito bom uma tela touchscreen com as funcionabilidades dela, mais somente quando o carro nao estiver em movimento. Quando o carro andar o software poderia interagir somente pelo comando de voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Jacks postado por Jacks em 30.11.2009

    Acho que sensor de gestos seria a melhor opção aliado a uma tela transparente, imagina isso no parabrisa, ia ficar muito bom.

    denunciar abuso

  • Avatar de Israel postado por Israel em 04.12.2009

     Acho que o equilíbrio dessas duas tecnologias seria o melhor.

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Eduardo postado por Felipe Eduardo em 04.12.2009

     os dois! e se  a pessoa for muda?

    denunciar abuso

  • Avatar de Eric Ulbrich postado por Eric Ulbrich em 06.12.2009

    Os comandos de voz contam mais na segurança do carro. Porém, o carro deveria ser muito bem isolado de ruídos externos, para que não haja interferência nos comandos. A tela touch screen é algo interessante, mas não pode ser para o motorista.

    denunciar abuso

  • Avatar de Everton Mendes Miranda postado por Everton Mendes Miranda em 08.12.2009

    Comando via voz,assim não tiraria a atenção do motorista, e a ação que ele deseja-se seria solucionado  de maneira rápida sem tirar sua visão do trânsito.

    denunciar abuso

  • Avatar de Luis Otavio postado por Luis Otavio em 09.12.2009

    Para interface por toque e o comando por voz se complementam para dar uma boa experiência de uso.  Para o motorista deve manter a atenção no trabalho de dirigir e toda interferência que faz com que ele desvie o olhar prejudica esta concentração. Se pensarmos por exemplo no controle de volume do carro:

    1. o mostorista aperta um botão no volante que ativa a função de comando por voz
    2. o motorista fala o comando "volume"
    3. o sistema interpreta este comando e apresenta na tela por toque um desenho de uma escala de tamanho médio e no meio da tela
    4. o motorista tira o mão do volante e toca a tela fazendo um movimento da direita para a esquerda para diminuir e da esquerda para a direita para aumentar o volume.
    5. após alguns segundo sem atividade o sistema volta para a contexto anterior ao comando de "volume".

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Monteiro postado por Thiago Monteiro em 11.12.2009

    Comandos por voz. Assim o motorista não terá duas distrações: A primeira de se concentrar em dirigir e tomar alguma decisão secundária e a segunda de tirar sua visão da estrada.

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Adner Ferrari postado por Daniel Adner Ferrari em 12.12.2009

    Via voz, evita que o motorista tire os olhos da estrada.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marco Antonio Brittes Pereira postado por Marco Antonio Brittes Pereira em 13.12.2009

    pensanso no custo do veiculo, comandos numa tela touchscreen

    denunciar abuso

  • Avatar de Luis Eduardo Campos postado por Luis Eduardo Campos em 14.12.2009

    Acho que o ideal seria um misto dos dois. Para alguns tipos de funções como configurações mecânicas por exemplo, seria melhor o touch screen, e para acessibilidade e comunicação seria melhor o comando de voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de VITOR postado por VITOR em 15.12.2009

    NÃO COLOCAR NADA!!!!!  deixar como opcional para o veiculo. Apesar que das opções a touch e melhor para evitar transtornos.

    denunciar abuso

  • Avatar de NathanBrazil postado por NathanBrazil em 15.12.2009

     Comandos por voz nem sempre sao exatamente precisos.

    Levo em considerçao , a tela TouchScreen.

    denunciar abuso

  • Avatar de Thacio França postado por Thacio França em 15.12.2009

    Os dois numa combinação equilibrada

    denunciar abuso

  • Avatar de Jose Fernando Veronesi postado por Jose Fernando Veronesi em 16.12.2009

    na minha opiniao, os comandos touch, sao mais interativos e dao uma liberdade maior ao usuario, sem problemas como interferencia de barulho externo, frases mal interpretadas e etc como ahveria no comando de voz, e isso abre uma outra discussao, e se o condutor for mudo, ou gago, o comando de voz nao ia ser nada bom. vejo ate uma possibilidade revolucionaria com o touch screen; e se o painel do veiculo fosse todo touch, com opcoes de selecionar os intrumentos que voce quer no painel, o tamanho e onde voce quer que ele seja exibido, podendo tambem alterar cores, unidades de medida e etc, ao invez de ter um painel e um computador de bordo, voce teria tudo controlavel em suas maos e ligado a um sistema de multiplexagem onde o painel touch poderia tambem funcionar como um atuador para as funcoes internas do veiculo e quem sabe externas

    denunciar abuso

  • Avatar de Tiago Tortelli postado por Tiago Tortelli em 16.12.2009

     Via voz, mas que funcione bem.

    denunciar abuso

  • Avatar de Emerson Koehler de Pádua postado por Emerson Koehler de Pádua em 16.12.2009

    A tela touch seria melhor, pois  o comando de voz pode ser muito prejudicado pelos ruidos externos!

    denunciar abuso

  • Avatar de André Azambuja postado por André Azambuja em 17.12.2009

    Olá pessoal,

    Bom, acredito que comandos por toque seria muito melhor. Pois comandos de vóz em carro já não seria de fácil uso, uma vez que normalmente o motorista está escutando musica ou então conversando com alguem em seu carro. Isso atrapalharia a ativar algo por vóz.

    Por toque seria mais prático, até porque já esamos acostuamados a ativar coisas com as mãos, porém por botões ou alavancas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Nadilton de Freitas postado por Nadilton de Freitas em 17.12.2009

    A melhor opção seria o comando de voz pois às vezes é necessário ser feita uma calibragem na sensibilidade dos comandos em touch screen e na correria do dia-a-dia não seria legal se preocupar com isso,fora que o carro com marchas semi-automático tem o seu "charme".

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Godke Molina postado por Thiago Godke Molina em 17.12.2009

    Touch screen commands. Just look at cell phones and voice commands, most of them have it, but almost nobody uses them. Too hard to configure, to make it work and to use it.

    denunciar abuso

  • Avatar de Leonardo Braga Habib Silva postado por Leonardo Braga Habib Silva em 19.12.2009

    Os dois.

    Voz para funções como desligar/ligar o carro, consulta de autonomia, acesso à internet, fazer ligações.

    Touch para as mesmas funções (quando a pessoa estiver sem voz) e para seleção de visualização de imagens numa tela de consulta no painel tipo – mapa rodoviário, visão panorâmica traseira para auxílio no momento de estacionar.

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Duarte postado por Thiago Duarte em 20.12.2009

    Via voz pois a tela touch screen tira muita atenção do motorista no transito.

    denunciar abuso

  • Avatar de José Francisco Pileggi postado por José Francisco Pileggi em 21.12.2009

    como a tecnologia já existe nos carros da Fiat, acho que o sistema Blue&Me seria ótimo, mas seria bom se fosse mais barato, pois acredito que o objetivo do carro é ser acessível

    denunciar abuso

  • Avatar de Sidney postado por Sidney em 21.12.2009

    Gosto mais da idéia de Tiuch Screen. E sem dúvida deve oferecer a possibilidade de personalização das telas e cores ao usuário!

    denunciar abuso

  • Avatar de Jackson postado por Jackson em 22.12.2009

     Com certeza tela touch screen.

    denunciar abuso

  • Avatar de Henrique postado por Henrique em 22.12.2009

    Ao gosto do motorista. Eu particularmente prefiro touch.

    denunciar abuso

  • Avatar de Etienne Douat postado por Etienne Douat em 23.12.2009

    Touch Screen, Sem nenhuma duvida. Alem de ficar bonito é mais funcional do que o sistema de comando por voz, na minha opinião.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ivani Ollier postado por Ivani Ollier em 23.12.2009

    Comando de voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Cristiano H. Ferraz postado por Cristiano H. Ferraz em 24.12.2009

    Touch screen con ícones simples e bem grandes ainda seria melhor que voz. Comandos por voz não passam no "teste da Mamãe": a Mamãe jamais aprenderia a programar direito, e o que a Mamãe não usa não "pega"… Além disso, tenho a impressão de que comandos por voz distraem muito mais o motorista que o comando por toque.

    Pessoalmente, ainda prefiro botões giratórios, como a haste do limpador-lavador de parabrisas,  controle do farol, controles do ar condicionado e até de alguns modelos de rádios da Sony. Tirar os olhos da estrada para identificar controles é perigosíssimo.

    O touch screen tem a grande desvantagem de exigir uma identificação visual da função no painel, pois todas as funções ficam concentradas em poucas telinhas. Botões separados com identificação táctil são melhores, e podem ser programados como os ícones.

    denunciar abuso

  • Avatar de Cristiano H. Ferraz postado por Cristiano H. Ferraz em 24.12.2009

     Entendo que o objetivo é economizar na interface de usuário, mas digo que a melhor interface é a táctil. Em minha moto, por exemplo, o volume, avanço de música, estações, etc do sistema de som é facilmente controlado por botões e alavancas para o polegar. Contorlo tudo instintivamente sem tirar os olhos da estrada nem a mão do guidão.

    Entretanto, se for mesmo imprescindível economizar e introzir comandos de voz, alguns cuidados são necessários: tem que ser MUITO FÁCIL programar, senão não pega. Um menu sequencial de programação contendo todos os comandos é o jeito. Senão, ninguém aprende…

    Por voz, somente o imprescindível (controle do celular — números discados, volume, atender, ligar, desligar — e talvez o controle do som, dos faróis, dos indicadores de direção, dos lavadores e limpadores e acabou. Cruise control é desnecessário, mas larme de velocidade máxima deve ser programado por voz e silenciado igualmente ao tocar.

    denunciar abuso

  • Avatar de César Munhoz postado por César Munhoz em 25.12.2009

    Comando de voz, com certeza. Gosto muito muito muito de dirigir curtindo um som, mudar de música o tempo todo, faço minha própria trilha sonora o tempo todo. Por vezes, percebo que esse hábtio me distrai do volante, e penso que deveria haver uma forma mais segura de garantir que esse hábito seja conservado.

    Ouvir um som enquanto se dirige é, para alguns, uma experiência mágica. 

    A questão que lanço aos técnicos é: conseguiremos desenvolver uma tecnologia que consiga executar comandos de voz com exatidão, contando com a grande variedade de comandos que um sistema de entertainment exige? Uma experiência medíocre nesse sentido seria um desastre.

    denunciar abuso

  • Avatar de César José de Barros postado por César José de Barros em 25.12.2009

    O maior problema que vejo no touch screen é necessidade de se tirar os olhos da estrada para manipular o sistema. Os comando de voz seriam mais úteis pra isso.

    denunciar abuso

  • Avatar de Renato dos Santos Cruz postado por Renato dos Santos Cruz em 25.12.2009

     Touch Screen, mais pratico e com menos configurações, reconhecimento de voz teria que ser configurado para cada pessoa que venha a utilizar o carro.

    denunciar abuso

  • Avatar de João Pedro postado por João Pedro em 26.12.2009

    Viva Voz, pois é um modo mais seguro de dirigir atendendo o celular.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rony Luiz de Paula postado por Rony Luiz de Paula em 26.12.2009

    O mais correto para questão de segurança, seria o viva voz, pos a atençãodo motorista contunuaria fixa no transito.

    denunciar abuso

  • Avatar de Múcio Farias postado por Múcio Farias em 27.12.2009

    Os sistemas de comando de voz atuais são ruins. Uma tela touchscreen é interessante, porém para algumas funções, os botões ainda são essenciais.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rodrigo Bernardi de Carvalho postado por Rodrigo Bernardi de Carvalho em 29.12.2009

    Comandos via voz, desde que funcione corretamente. Caso contrário, touch screen é mais confiável.

    denunciar abuso

  • Avatar de Gustavo Barbosa postado por Gustavo Barbosa em 29.12.2009

    Tela touchscreen. É mais rápida e intuitiva e com chance de erro muito pequena. Reconhecimento de voz ainda apresenta vários problemas de interpretação e será difícil de adaptar principalmente em países como o Brasil, que possui uma diversidade muito grande de sotaques e vocabulário.

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Paniago Peixoto postado por Daniel Paniago Peixoto em 29.12.2009

    Creio que seja a interface touch-screen. A comunicação viva voz ainda é um pouco confusa, principalmente em veículos importados.

    denunciar abuso

  • Avatar de Mauricio de Carvalho Domingues postado por Mauricio de Carvalho Domingues em 29.12.2009

    Touch Screen.

    Comandos de voz sempre estarão sujeitos a interferencias de ruidos externo ou mesmo interno do veiculo.

    Para ligar um dispositivo atravez do comando de voz com o radio ligado seria impraticavel.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcelo Malucho dos Santos postado por Marcelo Malucho dos Santos em 05.01.2010

    Minha opinião é que deve ser utilizado de duas formas:

    Comandos de voz para: Detecção de avarias no veículo, fazer e receber ligações de celular, comandos e buscas no GPS, ligar e desligar faróis, ligar e desligar o GI " glass information " minha idéia.

    Comandos Touch para decisões importantes como ligar e desligar o PAS " Piloto Automático Sensorizado, opção de passar os comandos de voz para touch entre outros.

    denunciar abuso

  • Avatar de vinicius bortoloso postado por vinicius bortoloso em 11.01.2010

        a tela de toque seria melhor e mais viavel

    denunciar abuso

  • Avatar de Rafael postado por Rafael em 13.01.2010

    voz não funciona em ambientes com muito barulho fora a interferência da musica do próprio readio do carro o ideal seria touch porem com algum tipo de relevo como um braile ou o desenho dos botões pq eu me gui assim para não tirar os olhos da direção e uma olhadinha rapida para mirar a mão e os dedos acham pelo tato

    denunciar abuso

  • Avatar de DAYANE OLIVEIRA postado por DAYANE OLIVEIRA em 15.01.2010

    COMANDOS VIA VOZ, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS!

    denunciar abuso

  • Avatar de victor bechtinger postado por victor bechtinger em 16.01.2010

    Comando de voz seria mais seguro mas não sei se iria encarecer muito o valor do carro.

    denunciar abuso

  • Avatar de Lucas Fernandes Souza postado por Lucas Fernandes Souza em 20.01.2010

    Acho que comandos touch screen seria melhor, pois no caso de um deficiente mudo digirir o Mio, ele não poderia usar o comando de voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Christian Bispo postado por Christian Bispo em 26.01.2010

    O comando via voz é mais seguro quando se está dirigindo, mas não permite seu uso em funções mais específicas.

    O touch screen é prático, mas inviável para uso em trânsito. O ideal seria um sistema híbrido com  comandos via voz para funções específicas e touchscreen para configurações em que o motorista deva parar para fazer o setup

    denunciar abuso

  • Avatar de Murilo Balarin Prado postado por Murilo Balarin Prado em 27.01.2010

    Nunca tive um carro via voz, mas creio que necessita pressionar um botão, provavelmente e logicamente no volante, para que o carro faça o comando. Se não for assim torna-se perigoso com qualquer conversa que o motorista possa estar tendo. Creio que apesar de o touch screen obrigar o motorista a retirar a mão do volante, talvez seja mais seguro. O ideal é ter os dois de forma minimizada, para minimizar os enventuais riscos de ambos

    denunciar abuso

  • Avatar de Viral Comunicação ES postado por Viral Comunicação ES em 27.01.2010

     Touch claro, com tanto barulho, sendo externo ou proveniente dos passageiros, é melhor apertar do que falar. Ou vamos pedir silêncio toda vez q precisar dar um comando?

    denunciar abuso

  • Avatar de Bruno Furlan postado por Bruno Furlan em 29.01.2010

     Viva voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Pinto dos Santos postado por Felipe Pinto dos Santos em 01.02.2010

    Os dois comandos e muito bom

    dependendo da acasiao o comando de voz tornace melhor devido a rapidez

    e bom quando o carro ta em uma rodovia em alta velocidade

    ja o Touch Screen tem a vantagem vc pode interagir

    o que traz uma vantagem muito grande

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Quelven postado por Quelven em 20.02.2010

    O comando de voz e o melhor,porque o motorista não preicisa tirar as mãos do volante para mecher no son ou algo assim.Trazendo mais segurânça para os passageiros.Eu acho tambem que o comando de voz deveria conter uma vos,onde o passageiro escolhe o que quer atravez do comando de voz e,o computador de bordo responde com uma voz.Tentem trazer a irealidade dos carros de filmes para o FIAT mio.

    denunciar abuso

  • Avatar de Alexandre Santos de Moura postado por Alexandre Santos de Moura em 23.02.2010

     A integração dos dois métodos é ideal pois alguns comandos de voz podem ser interpretados de forma confusa e no caso do touch screen, para pessoas mais idosas ou que tenham uma maior dificuldade de enxergar (eu uso óculos) o painel touch screen pode não ser visível em todas as funcionalidades.

    Resumindo, funções básicas poderiam ser acionadas por comando de voz e toas as funções poderiam ser touch screen. Deixando a cargo do motorista configuras a opção de uso de voz ou não…

    denunciar abuso

  • Avatar de marcos pereira dos santos postado por marcos pereira dos santos em 24.02.2010

    pelo comando de viva voz será mais seguro para o motorista. tem que haver uma procupação maior com a segurança do motorista e dos passageiros, ates de se pensar na estetica de um carro com sistema touch….

    denunciar abuso

  • Avatar de Idevar Claro Filho postado por Idevar Claro Filho em 25.02.2010

    touch screen

    denunciar abuso

  • Avatar de Miriam E. Costa postado por Miriam E. Costa em 27.02.2010

    VIA VOZ

    denunciar abuso

  • Avatar de marcus perillo postado por marcus perillo em 27.02.2010

    prefiro touch screen. quase sempre as "moças" do viva voz não entende o que agente fala. uma demora pra descobrir o que queremos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ronaldo Agostino Nigro postado por Ronaldo Agostino Nigro em 06.03.2010

    interface de voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Ivan Paulo Fontenla de Camargo postado por Ivan Paulo Fontenla de Camargo em 11.03.2010

    Com certeza o sistema touch screen. Muito mais pratico e confiável, além de já vir configurado.

    denunciar abuso

  • Avatar de giu postado por giu em 13.03.2010

    Sem dúvida o comando de voz seria mais interessante e mais seguro. O touch screem é prático mas poderia tirar um pouco a atenção do motorista em uma rodovia, por exemplo. O ideal seria disponibilizar as duas opções: no trânsito lento, urbano, o motorista usaria o touch screem, nas rodovias usaria comando de voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Becker Bellazzi postado por Thiago Becker Bellazzi em 15.03.2010

    ambas. quando estamos sozinhos, é muito pratico a utilização de comando por voz. quando possui mais pessoas no carro, se torna melhor a utilização de toques na tela, já que na maioria das vezes neste caso, quem controla os equipamentos é o passageiro.

    denunciar abuso

  • Avatar de eduardo miranda da silva mangefeste postado por eduardo miranda da silva mangefeste em 16.03.2010

    comando de voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcos Bedin postado por Marcos Bedin em 18.03.2010

    Touch screen

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Guilherme postado por Felipe Guilherme em 19.03.2010

    Bom, um comando de voz é util por tirar pouco a atenção do motorista, mas se voce tiver conversando no carro com outro passageiro e tiver que interromper a conversa para "falar com o carro" se torna um tanto quanto chato. Acredito que apostar nas telas TOUCH seria a melhor escolha, com interfaces graficas concerteza iria ganhar melhor aprovação do publico.

    denunciar abuso

  • Avatar de André Luiz de Souza Carreteiro postado por André Luiz de Souza Carreteiro em 19.03.2010

    comandos via voz

    denunciar abuso

  • Avatar de rodrigo postado por rodrigo em 22.03.2010

    a uniao dos dois dispositivos

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Asseff postado por Daniel Asseff em 22.03.2010

    O comando de voz seria bem interresantee ideal, porem com isto o carro si limita a um serto publico, a pessoa que esta roca ou sem vosx temporariamente nao poderia , por eexemplo, ligar o som do carro. Acho o ideal ter o comando de voz, mas tambem ter a opcao de tela tuchscren, comando de voz ou os dois ao mesmo tempo na hora da venda do carro.

    denunciar abuso

  • Avatar de LUCAS VIDAL ENNES AMORIM postado por LUCAS VIDAL ENNES AMORIM em 24.03.2010

     voia voz consertesa

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Ramon Leal postado por Ramon Leal em 30.03.2010

    O ideal seriam os dois juntos,mas em termos de preferencia seria o painel touch screen pela sua associação com a modernidade.Muitos gostam de ver uma grande tela no painel ao invés de ouvir o carro "falar".Obrigado pela atenção.Ramon

    denunciar abuso

  • Avatar de Bruno Bello postado por Bruno Bello em 31.03.2010

    os dois, o comando de voz para acionar e desligar acessorios ou o proprio carro e tela touch screen para controlar a saida de gases poluentes, o grau de luminosidade dos farois, se estar chovendo aumentar a segurança fora e dentro do veiculo

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Augusto de Siqueira postado por Thiago Augusto de Siqueira em 31.03.2010

    Uma tela touch screen seria mais cômodo, por poder ver o que realmente estamos fazendo, tendo em vista que o comando por voz é falho, pouco intuitivo (necessário decorar comandos) e, com o tempo, enjoativo ouvir a vozs de uma máquina dizendo que você não sabe o que está falando

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcos Amatucci postado por Marcos Amatucci em 02.04.2010

    Comandos na direção como no C4 Pallas mas com mais coisas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Renan Farias postado por Renan Farias em 08.04.2010

    Comandos via voz, pois ser + pratico i rapido e principalmente eficiente

    denunciar abuso

  • Avatar de Fabio Pereira dos Santos postado por Fabio Pereira dos Santos em 08.04.2010

    As 2 tecnologias juntas, que uma completa a outra.

    denunciar abuso

  • Avatar de Alexandre postado por Alexandre em 09.04.2010

    o comando de voz daria mais praticidade ao motorista , não tirando a atenção do motorista pois se o mesmo tivesse que tocar na tela do radio correria mais riscos .

    denunciar abuso

  • Avatar de davison postado por davison em 10.04.2010

    olha sem duvidas comando de voz

    denunciar abuso

  • Avatar de João Felipe Lara Gonçalves postado por João Felipe Lara Gonçalves em 12.04.2010

    O melhor seria o comando por viva voz,  axo q daria um tom de futurista no carro "todos os comandos do carro seria feitos pela voz do motorista

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcos Ficarelli postado por Marcos Ficarelli em 13.04.2010

    Primeiramente, só com o carro parado ou, com o motorista usando as duas mãos no volante.

    Prefiro a tela touchscreen com retorno de voz. Mas alguns comando poderiam ser emitidos por voz (os mais simples, sim ou não)

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Mendonça de Lima postado por Eduardo Mendonça de Lima em 13.04.2010

    As duas opções, deixando a opção a ser decidida conforme a conveniência de cada momento : – veículo parado, touch screen ou voz;  veículo em movimento, comando por voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rui Nóbrega postado por Rui Nóbrega em 17.04.2010

    Comandos viva voz seriam excelentes para manter a atenção do motorista, porém costumam não funcionar direito, principalmente se estiver a 120km/h, com vidros abertos e som ligado. ambientes ruidosos são criticos para estes comandos, além de que comandos mais sofisticados são complicados, p.e., "abaixar o vidro traseiro do lado direito em 4 cm". Porém com as melhorias da tecnologia, são completammente possíveis.

    Touchscrem seriam bem vindo se posicionados em um painel no centro do volante, fácil alcance e para comando como vidros, som, interação com computador de bordo.

     

    denunciar abuso

  • Avatar de alexandre freires postado por alexandre freires em 18.04.2010

     Os dois sistemas são uteis. embora, distintos. O carro deveria ter um sensor  no teto, para indentificar  um passageiro ao lado do motorista, assim, o touch seria destravado e o motorista, é claro , usaria o bom senso em deixar ou pedir que o passageiro manuseie os comandos do radio para ele. Quando  estivesse sozinho, o sensor identificaria uma pessoa no lado do motorista e assim, bloquiaria os comandos touch deixando apenas o GPS acessível e usando apenas os comandos de voz. E quando o carro estivesse parado todos os comandos estariam acessíveis.

    denunciar abuso

  • Avatar de Adilson postado por Adilson em 01.05.2010

    Sem dúvida nenhuma os comando via Touch Screen.

    Imagine você dirigindo e conversando com um amigo dentro do carro e pelas palavras ditas o veículo ficar trocando as faixas das músicas e outras funções? Ou então o seu filho está dormindo e você tem que falar em tom alto e claro para o carro diminuir volume do som? (risos)… E se você esquece qual era o comando d tal função? Vai levar o manual no bolso? É ridículo!

    Sem mencionar que a tecnologia de reconhecimento apesar de ter evoluído muito nos último anos ainda está gatinhando para o seu ideal; e não é destinada para este tipo de finalidade!

    E pra que você deve dizer para o toca-CD trocar de faixa se você pode simplesmente pressionar um botão no volante? Isso sim eu faço questão qeu o Mio tenha… COMANDOS NO VOLANTE!!!!! Que é um sistema muuuito cômodo, fácil de usar e não acorda o seu filho que está dormindo ou tentando dormir… (risos)

    Touch Screen é preciso e fácil de usar… sem falar que esta tecnologia está cada vez mais eficaz, barato de se instalar e supre todas as necessidades.

    denunciar abuso

  • Avatar de Igor postado por Igor em 03.05.2010

    Os dois pois um complementa o outro é claro que o touch screen para a maioria das pessoas/motoristas seria mais fácil a integração com o veículo, nós seres humanos fazemos quase tudo com as mãos e o comando de voz é também um item de segurança pois não tira a atenção do motorista das ruas, estradas etc.

    denunciar abuso

  • Avatar de Luiz Henrique postado por Luiz Henrique em 06.05.2010

    ambos.. mas predominando o sistema por voz, onde da ao motorista segurança e praticidade em não fazer com que o motorista disvie sua atenção do transito para mexer no aparelho.

    denunciar abuso

  • Avatar de Artur Danilo Souza Teixeira postado por Artur Danilo Souza Teixeira em 08.05.2010

    Com certeza uma tela Touck screen!!

    Quem tem aparelhos (seja qual for), por comando de voz sabe o quanto é dificil a gestão da configuração deles em determinados ambientes, e o trânsito é um dos ambientes no que se menos tem controle dos ruidos, vibrações, e chiados que podem ocorrer. Assim a espera de um sistema que seja confiável (é o que se espera de uma bom carro), com base no comando de voz é "arriscado".

    denunciar abuso

  • Avatar de Luan Silas postado por Luan Silas em 10.05.2010

    É certo que usando comandos de voz, o motorista terá suas mãos sempre ao volante, mas o sistema ainda é muito falho. Talvez ele acione alguma funcionalidade sem você querer durante uma conversa ou ao ouvir o rádio. Para evitar isso, geralmente, usa-se um botão para acionar o sensor de voz, mas já que vol ter que apertar um botão de qualquer jeito, prefiro Touch Screen. É muito mais rápido. Você não precisará ficar decorando as falas. é só ver e teclar.

    denunciar abuso

  • Avatar de JOSE RENATO MICRUTE postado por JOSE RENATO MICRUTE em 14.05.2010

    ACHO QUE O IDEAL SERIAM COMANDOS POR VOZ MAS, MUITAS VEZES UMA TELA LCD TOUCH SCREEN É INDISPENSÁVEL PARA ACOMPANHAR OS COMANDOS E CONFIRMAR DADOS EM CASO DE DUVIDA E PANE DO SISTEMA COM OPÇÃO DE RESET E BOTÕES LIGA E VOLUME.

    denunciar abuso

  • Avatar de Bruno Eduardo Pierin postado por Bruno Eduardo Pierin em 21.05.2010

     Ambos, uma tela Touch Screen permite maior acesso as opções, e o viva-voz oferece mais praticidade quando se esta em movimento. A combinação de ambos deve ser a ideal.

    denunciar abuso

  • Avatar de Renato Mendes da Silva postado por Renato Mendes da Silva em 21.05.2010

    Comandos touch screen

    denunciar abuso

  • Avatar de Rebeca Favali postado por Rebeca Favali em 23.05.2010

     Comandos via voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Nicolas Trentini postado por Nicolas Trentini em 23.05.2010

    Ambos seriam um bom widget… mas deveria vender como um opcional por que muitas pessoas não gostariam de ter essa nova tecnologia em seu carro.

    denunciar abuso

  • Avatar de Sérgio Werneck de Figueiredo postado por Sérgio Werneck de Figueiredo em 24.05.2010

    Os comandos por touch screen são muito mais eficazes e eficientes do que os comandos de voz. Basta nos reportarmos aos serviços de teleatendimento computadorizados que se conhece e já temos motivos suficientes para nos irritarmos mais do que no trânsito.Imagino então, como estaríamos, se estivéssemos no trânsito berrando com nosso comando de voz veicular. Acho que daria um bom enredo para o filme "Um dia de fúria II".

    denunciar abuso

  • Avatar de Jorge Wanderley Reis de Menezes postado por Jorge Wanderley Reis de Menezes em 25.05.2010

    Gostei muito do painel do concept car Chrysler 200C. Pode funcionar das duas formas, com tela touch screen e comandos de voz, desde que sejam personaliváveis de acordo com o uso e gosto do usuário. O painel poderia ser desenvolvido de forma que pudesse receber atualizações  de layout, cores, imagens, e criações diversas feitas em computador e baixadas para o carro online.

    denunciar abuso

  • Avatar de Andre Vilson pereira postado por Andre Vilson pereira em 27.05.2010

    por voz  para não tirar a atenção do motorista do trânsito com comandos de voz pode se acessar o GPS, conectar-se a internet wireless só que o sistema terá que compreeder sotaques, 

    denunciar abuso

  • Avatar de Wagner Olimpio da Silva postado por Wagner Olimpio da Silva em 01.06.2010

    O Comando de voz seria muito interessante, porem teriam que pensar os locais estratégicos para captação da voz do piloto, ou de algum passageiro.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rivenzio postado por Rivenzio em 04.06.2010

    devem explorar telas holográficas e imagens holográficas no carro.POr favor vejam esse video: http://www.youtube.com/watch?v=1bqbZKnNR3k&feature=related

    Obrigado,

       Rivenzio

    denunciar abuso

  • Avatar de Ricardo postado por Ricardo em 05.06.2010

     Tela touch-screen

    denunciar abuso

  • Avatar de weligton D.gomes postado por weligton D.gomes em 05.06.2010

    concerteza pelo comando de voz.por q  o motorista tem mais liberdade em naum larga o volante proporcionando mais segurança e autonomia  !!

    denunciar abuso

  • Avatar de KELLY JUSTI postado por KELLY JUSTI em 08.06.2010

    DEveria ter os dois. Sendo o viva voz para comandos relacionados a ligações efetuadas dentro do veículo e gps, e touch screen para funções como músicas, arquivos.

    denunciar abuso

  • Avatar de rony postado por rony em 09.06.2010

    tela touch

    denunciar abuso

  • Avatar de Carlos L Junior postado por Carlos L Junior em 10.06.2010

    Viva voz é tecnologia, e acessibilidade. Gosto muito de pensar em algo assim.

    Touchscreen poderia ter para configurações do veículo ou acesso a funções específicas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Benemar postado por Benemar em 11.06.2010

    Ter as duas opções na hora da "montagem" do veículo pelo cliente. Ele poderia optar por comando de voz e usar o touchscreen de seu gadget integrado ao veículo. Outro poderia optar somente pelo touchscreen integrado ao veículo, outro por ter as 2 opções juntas.

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo de Andrade postado por Eduardo de Andrade em 14.06.2010

    Olá! Meu nome é Eduardo. Gostaria de enviar esta idéia faz tempo…

    Penso em um painel com interface de voz programada pelo próprio usuário. Utilizando um programa fornecido pela Fiat, onde o usuário poderia configurar várias funcionalidades do carro em seu computador e depois inseri-las no carro. Nisso o usuario poderia configurar o que ele gostaria de "falar" com o carro para que o carro dar uma seta, ou ligar o GPS.

    Uma tela touch screen seria um aliado se integrasse todas as funções relativas ao conforto, navegação e musica, acessível também ao carona. Mas acho que funções que levem o motorista a tirar as mãos do volante não são boas, mesmo sendo modernas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcio da Silva Santini postado por Marcio da Silva Santini em 14.06.2010

    Comandos touchscreen somente se o comando estiver no volante como na F1. Comandos Viva voz seriam o ideal uma vez que, não haveria a necessidade de tirar as mãos do volante, considerando que o carro seja automático, ou troca de marchas através das borboletas juntas ao volante.

    denunciar abuso

  • Avatar de Romeu Pfundner postado por Romeu Pfundner em 24.06.2010

    Com serteza é o comando por voz, a tela touch screem desvia a atenção do motorista.

    denunciar abuso

  • Avatar de Yuri Mendoza postado por Yuri Mendoza em 07.07.2010

    O ideal seria a integração de comandos de voz e multi-touch com feedback de textura (imprescindível por conta da necessidade do condutor de manter os olhos na estrada), além de alguns poucos botões convencionais. Mais interessante ainda seria uma predefinição de fábrica com a possibilidade de total customização desses controles, para adequar-se ao usuário.

    Atualmente computadores pessoais utilizam relativamente pouca redundância de hardware para executar todas as possíveis funcões que um automóvel necessitaria, de forma que o aumento do preço de um veículo com o comando de voz além do touchscreen seria apenas por conta do software.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Cesar Almeida postado por Eduardo Cesar Almeida em 22.07.2010

    Essas interfaces não são excludentes.

    Em um ambiente seguro, ou sozinho dentro do veículo, o condutor poderia preferir usar a interface de voz. Quando acompanhado por outra pessoa, ou em um ambiente de menor segurança, ele poderia preferir não chamar a atenção para a máquina e ser mais silencioso.

    denunciar abuso

  • Avatar de Flaviane Azevedo postado por Flaviane Azevedo em 06.08.2010

    Tela Touch screem.

    Comando de voz pode não funcionar perfeitamente caso tenhas várias pessoas no carro ou memso ruidos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Flaviane Azevedo postado por Flaviane Azevedo em 06.08.2010

    Tela Touch screem.

    Comando de voz pode não funcionar perfeitamente caso tenhas várias pessoas no carro ou memso ruidos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Flaviane Azevedo postado por Flaviane Azevedo em 06.08.2010

    Tela Touch screem.

    Comando de voz pode não funcionar perfeitamente caso tenhas várias pessoas no carro ou memso ruidos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Flaviane Azevedo postado por Flaviane Azevedo em 06.08.2010

    Tela Touch screem.

    Comando de voz pode não funcionar perfeitamente caso tenhas várias pessoas no carro ou mesmo ruídos.

    denunciar abuso

  • Avatar de JOAO BATISTA S. SOUZA postado por JOAO BATISTA S. SOUZA em 08.08.2010

    COMANDO DE VOZ, NÃO TIRA ATENÇAO DO MOTORISTA.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eliana Chamon postado por Eliana Chamon em 28.08.2010

     comando via voz é o mais adequado. Dispensa o desvio de atenção do trânsito para tocar o aparelho.

    denunciar abuso

  • Avatar de olga s r skroski postado por olga s r skroski em 08.10.2010

    o comando de voz é um excelente instrumento de auxílio e segurança já  que não é necessário tirar mãos do volante e nem desviar atenção para outro fim. estacionar por exemplo.

    denunciar abuso

  • Avatar de Joszé Artur postado por Joszé Artur em 14.10.2010

     Ambos, quanto mais possibilidades melhor para o usuário final.

    denunciar abuso

  • Avatar de girardeli postado por girardeli em 06.11.2010

    as duas opções (intuitivamente confuguráveis) seria ótimo

    denunciar abuso

  • Avatar de Edilson Alves Rocha Junior postado por Edilson Alves Rocha Junior em 06.03.2011

    Como ja foi dito em poste meu, sendo resumidamente.. um carro teria como proteção chave, senha codificada, digital e leitor ocular digital para ligar o carro.

    Alem desses reconhecimento, que iria ser cadastrado todo mundo que que fosse abilitado e que tivesse sido cadastrado previamente pelo dono, poderia tambem usar os comandos de voz pois assim dispensava de ter que ficar se movementando enquando dirige.

    O touth screen aconselhava se fossem feitos de super amoled, que seu consumo de energia eh elevadamente pequeno e sua qualidade de tela e de toque são excepcionais, alem de ser maleavel, perdendo o problema de apertar a tela forte e quebrar-la.

    denunciar abuso

  • Avatar de CARLOS JOSE MORAES DE OLIVEIRA postado por CARLOS JOSE MORAES DE OLIVEIRA em 09.10.2011

    Touch Screen.

    denunciar abuso

  • Avatar de Murilo Reami Marcucci postado por Murilo Reami Marcucci em 30.03.2012

    ja tive, num unico aparelho de som no meu carro que tinha touch screen e viva voz, alem disso ele tinha entrada de pendrive e dvd, tv, aux, e com possibilidade de por gps tambem… entao creio que voces tambem consiga colocar tudo isso num unico sistema..

    denunciar abuso

  • Avatar de WARLEY LUCAS NOBRE SANTOS postado por WARLEY LUCAS NOBRE SANTOS em 08.01.2013

    Viva voz com sensibilidade para diferenciação de frequência vocal.

    denunciar abuso

  • Avatar de Angelo Ricardo dos Santos Freitas postado por Angelo Ricardo dos Santos Freitas em 06.11.2009

    - funções relativas a telefonia

    - radio/cd/dvd player

    - GPS: seria interessante dizer o endereço desejado alimentando um GPS sem ter que digitar em teclados minusculos

    denunciar abuso

  • Avatar de Cícero Araujo postado por Cícero Araujo em 06.11.2009

    Além das respostas do Angelo:

    -Controles do piloto automátiico;

    -Ajustes de banco e espelhos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Lacerda Ribeiro postado por Daniel Lacerda Ribeiro em 06.11.2009

     Comunicação e navegação.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ederson Omoto postado por Ederson Omoto em 07.11.2009

    Sistema de audio: trocar de estação, pular faixa, trocar de pasta, trocar de midia.

    Gps: inserir marcações.

    Piloto automatico: ligar/desligar controle de velocidade, 

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Ederson Omoto postado por Ederson Omoto em 07.11.2009

    agora em relação a telefonia… "good drivers just Drive"

    denunciar abuso

  • Avatar de Antônio Pinheiro Neto postado por Antônio Pinheiro Neto em 07.11.2009

    Ligar o rádio, limpadores de barabrisa, ar condicionado, abrir e fechar os vidros, informe da velocidade por audio

    denunciar abuso

  • Avatar de Cesar Neves Ortiz postado por Cesar Neves Ortiz em 12.11.2009

    volume do radio.

    denunciar abuso

  • Avatar de Paulo postado por Paulo em 12.11.2009

    LUZ E PAINEL

    denunciar abuso

  • Avatar de josé augusto mazzaro postado por josé augusto mazzaro em 14.11.2009

    telefone e gps

    denunciar abuso

  • Avatar de Nivaldo Sá postado por Nivaldo Sá em 14.11.2009

    Distancia e mão no volante. Não é problema. O corpo é mal utilizado em alguns comandos nos  veículos.

    denunciar abuso

  • Avatar de Paulo Sérgio dos Anjos postado por Paulo Sérgio dos Anjos em 15.11.2009

    Sabemos que os comandos por voz tem suas limitações. Seria necessário uma interface de confiança e simples, pois qualquer ruído mais alto interfere nos comandos( vidro do automóvel aberto, por ex.) As mais utilizadas devem ser as de agenda telefônica, controles de som, regulagem de assentos, espelhos etc…

    denunciar abuso

  • Avatar de Lindomar Barboda da Silva postado por Lindomar Barboda da Silva em 16.11.2009

    Ligar e desligar o carro , ligar e deslivar o rádio, atender ao celular com o sistema viva vóz.

    Fechamento do vidro e travas em emergencia.

    denunciar abuso

  • Avatar de Luís Gustavo Moisés postado por Luís Gustavo Moisés em 18.11.2009

    Climatização, navegação, telefonia e som.

    denunciar abuso

  • Avatar de Aldair Mozer sorio postado por Aldair Mozer sorio em 18.11.2009

    não acho intereçante comando de voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Allan Garcia Barbosa postado por Allan Garcia Barbosa em 18.11.2009

    Vidros elétricos , travas porta mala e até mesmo farol , ligar e desligar veiculo .

    denunciar abuso

  • Avatar de gilberto postado por gilberto em 19.11.2009

    Funções do GPS.

    denunciar abuso

  • Avatar de David Alisson Del Santoro postado por David Alisson Del Santoro em 19.11.2009

    Bem, o controle de aúdio, GPS, TV, Trava das Portas, Porta Malas, Capô.

    denunciar abuso

  • Avatar de Jones postado por Jones em 19.11.2009

    Só consigo pensar em relação ao tempo. Vai chover? Esfriar? Quantos graus agora?

    denunciar abuso

  • Avatar de Marco Aurélio Teixeira postado por Marco Aurélio Teixeira em 20.11.2009

    Radio

    GPS

    Comandos básicos tipo espelhos retrovisores , iluminação, ar condicionado etc…

    denunciar abuso

  • Avatar de Carlos Victor postado por Carlos Victor em 20.11.2009

    so falta darem a ideia de o carro digirir sozinho por controle de voz…

    voz apenas para cominicação com o celular…

    denunciar abuso

  • Avatar de Luciano V. Freitas postado por Luciano V. Freitas em 20.11.2009

    Atendimento ou realização de chamadas de um celular, limpador de para brisas, luz interna, ajuste dos bancos, funções do Cd Player. 

    denunciar abuso

  • Avatar de Leonardo Barbosa postado por Leonardo Barbosa em 20.11.2009

    Deveria atender a todos os comandos que hoje requerem que o motorista desvie sua atenção do trânsito, tais como rádio, ajuste dos bancos, ajuste dos retrovisores, etc.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ricardo Silva postado por Ricardo Silva em 21.11.2009

    na minha opiniao seria os faros serem ligados por comando de voz ou as luzes do interior do veiculo

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Mercer postado por Eduardo Mercer em 21.11.2009

    Já usei um rádio com comandos de voz (e a maioria já deve pelo menos ter brincado com telefones com discagem por voz) e preciso dizer que algumas destas tecnologias parecem mais brinquedos que coisas sérias. É impossível conseguir qualquer tipo de certeza da interpretação correta dos comandos de voz, especialmente em ambientes barulhentos, coisa que carros sempre são. Ainda assim, certos comandos não críticos e especialmente verbais como entrada de endereços no GPS, busca de contatos na agenda telefônica ou de músicas numa biblioteca multimídia podem se beneficiar dos comandos de voz, desde que usem bom feedback para minimizar o impacto de erros de interpretação. Comandos críticos e de segurança devem manter distância da voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Quadros postado por Eduardo Quadros em 22.11.2009

    Toda a parte de eletrônicos e conforto!

    Com comandos pré-programados de voz, todos os recursos eletro-eletrônicos do carro podem ser ativados por voz. A exemplo do novo iPod Shuffle e de um software do Google, essa tecnologia é completamente possível. (E incrível!)

    denunciar abuso

  • Avatar de Douglas Costa Figueiredo postado por Douglas Costa Figueiredo em 25.11.2009

    Acionamento/desligamento de componentes como faróis, rádio, volume do rádio. Quanto a integração, podéríamos integrar o sistema de voz com o sistema HUD, evitando poluição visual no vidro do carro, por exemplo: Ativar velocímetro. Desativar tacômetro.

    denunciar abuso

  • Avatar de Mario postado por Mario em 25.11.2009

    atender chamadas telefonicas, desligamento de funções como farois e luzes internas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Tharsis Farias Monteiro postado por Tharsis Farias Monteiro em 26.11.2009

    atender celular, rádio, GPS, interação com um painel digital, agenda eletrônica entre outras coisas cotidianas q usamos q podem ser colocads bem mais próximas do q o alcance da mão rsrsrsrs.

    denunciar abuso

  • Avatar de Elias postado por Elias em 27.11.2009

     Acho que só o viva voz do celular.

    denunciar abuso

  • Avatar de marcos postado por marcos em 28.11.2009

    ligar o carro e o som

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Fróes postado por Felipe Fróes em 29.11.2009

    eu axo que todas as funções que possam interagir com o motorista, até mesmo funções do painel, do tipo: informações de velocidade, informações de combustivel e etc…

    denunciar abuso

  • Avatar de Jacks postado por Jacks em 30.11.2009

    Funçoes como ligar o carro e o som, alem de realizar e atender chamadas telefonicas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Israel postado por Israel em 04.12.2009

     Tudo aquilo que for demandar um tempo maior, que tire a concentração do motorista por um tempo maior no trânsito deveria ter comandos por voz.

    denunciar abuso

  • Avatar de Felipe Eduardo postado por Felipe Eduardo em 04.12.2009

     opçoes do  som… coisas q tiram nossa atençao quando estamos no volante

    denunciar abuso

  • Avatar de Eric Ulbrich postado por Eric Ulbrich em 06.12.2009

    Com certeza a segurança. Com o comando de voz o motorista não terá distrações visuais, aumentando sua segurança ao dirigir.

    denunciar abuso

  • Avatar de Everton Mendes Miranda postado por Everton Mendes Miranda em 08.12.2009

    facilitaria  sua ação,não tiraria atenção do motorista  e o  comando era mais rápido,a comunicação era mais expressiva e  util entre o motorista e aparelho.

    denunciar abuso

  • Avatar de Luis Otavio postado por Luis Otavio em 09.12.2009

    As funções de entretenimento (rádio e players), navegação, conforto (ar condicionado) e comunicação (chat, e-mail e telefonia).

    Alem do comando por voz também estou considerando a funcionalidade de converter fala em texto: Text to Speech".

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Monteiro postado por Thiago Monteiro em 11.12.2009

    GPS, Som automotivo, Travamento das portas e comando das janelas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Adner Ferrari postado por Daniel Adner Ferrari em 12.12.2009

    Aparelho de som.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marco Antonio Brittes Pereira postado por Marco Antonio Brittes Pereira em 13.12.2009

    comandos que substituam o uso da mao do motorista, como operar o radio e telefone. acendimento automatico dos farois tambem seria um item interessante

    denunciar abuso

  • Avatar de Luis Eduardo Campos postado por Luis Eduardo Campos em 14.12.2009

    Telefone celular, controle do rádio, GPS

    denunciar abuso

  • Avatar de VITOR postado por VITOR em 15.12.2009

    NÃO COLOCAR NADA!!!! Estamos criando um monstro, com toda esta tecnologia o preço vai disparar e novamente teremos um 500 que e para poucos.

    denunciar abuso

  • Avatar de NathanBrazil postado por NathanBrazil em 15.12.2009

     Que voce recebeu uma mensagem de voz ou de txto pelo celular , visar a baixa carga ou pouco combustivel.

    denunciar abuso

  • Avatar de Thacio França postado por Thacio França em 15.12.2009

    Ignição do carro feita pela frequencia da voz para mais segurança contra roubos, utilizaçao do gps como no video da bmw, controle do ar-condicionado e desenbaçador

    denunciar abuso

  • Avatar de Jose Fernando Veronesi postado por Jose Fernando Veronesi em 16.12.2009

    creio que as funcoes que melhor aprveitariam o controle de voz, sao as de radio, cd/dvd e gps

    denunciar abuso

  • Avatar de Tiago Tortelli postado por Tiago Tortelli em 16.12.2009

     Nada muito mirabolante e que encareça muito o projeto. Telefonia e som já estariam ótimos.

    denunciar abuso

  • Avatar de André Azambuja postado por André Azambuja em 17.12.2009

    Acredito que nenhum. Imagina se n ocarro o motroista conversa com o passageiro e fala: "Cara, aquel dia vinha um carrocom luz alta, e eu nem…"   E nese momento então o carro entende que é um comando para ativar a luz alta?

     Seri um problema não?   

    ou então para ativar teria que desligar o som ou colocar no mudo. Outro problema né? pense nisso.

    denunciar abuso

  • Avatar de Fabio postado por Fabio em 18.12.2009

    - Acionar o movimento dos vidros;

    - Acionar piloto automatico;

    - Controlar temperatura (ar condicionado);

    - Controlar GPS;

    - Abrir porta-malas ;

    - Abrir trava da tampa do tanque de combustível;

    - Acionar iluminação interna

    denunciar abuso

  • Avatar de marlon postado por marlon em 21.12.2009

    comando  de   voz   com  certesa   deve  conter   comandos   como

    posicionamento  do veiculo 

    desembaçadores 

    ligar   e   desligar   sons

    travas   eletricas

    denunciar abuso

  • Avatar de João Pedro postado por João Pedro em 26.12.2009

    Ligar o carro, destravar as portas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rony Luiz de Paula postado por Rony Luiz de Paula em 26.12.2009

    Seria a função de audio, GPS, telefonia e computador de bordo.

    denunciar abuso

  • Avatar de Múcio Farias postado por Múcio Farias em 27.12.2009

    Não vejo muitas funções que requeram um comando de voz….

    Temperatura do ar-condicionado

    GPS

    denunciar abuso

  • Avatar de Rodrigo Bernardi de Carvalho postado por Rodrigo Bernardi de Carvalho em 29.12.2009

    Controles do rádio e conexão com celular

    denunciar abuso

  • Avatar de sandra c dantas postado por sandra c dantas em 30.12.2009

    como de voz

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcelo Malucho dos Santos postado por Marcelo Malucho dos Santos em 05.01.2010

    Telefonia, Sonorização, GPS

    denunciar abuso

  • Avatar de Rafael postado por Rafael em 13.01.2010

    somente o alerta silencioso de sequestro por uma palavra chave ou talvez o acionamento do gps

    denunciar abuso

  • Avatar de DAYANE OLIVEIRA postado por DAYANE OLIVEIRA em 15.01.2010

    ESPECIFICAMENTE TODAS AS FUNÇÕES QUE NÃO SERIAM FACEIS MANUSEIOS ENQUANTO O CONDUTOR, PRECISA DE ATENÇÃO NO TRÂNSITO.BASICAMENTE.

    denunciar abuso

  • Avatar de celso La Motta postado por celso La Motta em 20.01.2010

    Ao meu ver os dois comandos seriam úteis, os de voz para comandos de navegabilidade do veículo. Os de touch screen para comandos de entretenimento (rádio, dvd, etc.). É claro que o sitema de reconhecimento de voz deve estar bem posicionado para o motorista, pois em teoria, este é o único que não usufruirá dos entretenimentos oferecidos pelo veículo. Os comandos também deveriam ser de uma única palavra, não dando margens para erro, ou mesmo usando uma palavra antes para o sistema entender que após esta palavra, virá um comando.

    denunciar abuso

  • Avatar de Christian Bispo postado por Christian Bispo em 26.01.2010

    Central de Mídia, GPS, comando dos retrovisores e vidros elétricos, e Ar Condicionado

     

    denunciar abuso

  • Avatar de Bruno Furlan postado por Bruno Furlan em 29.01.2010

     Radio/MP3, trava, vidros, conecção com internet, GPS.

    denunciar abuso

  • Avatar de Quelven postado por Quelven em 20.02.2010

    As funções bom serião:GPS(Via satelite),TELEFONE,Internet(Tudo feito por comando de voz).O comando de voz deveria ser de u geito,que como se eu estive-se conversando comalguem.Dai sim seria um FIAT.Aqui em casa os carros são todos da FIAT,e são o melhores.

    denunciar abuso

  • Avatar de Alexandre Santos de Moura postado por Alexandre Santos de Moura em 23.02.2010

     Comandos básicos de áudio: ligar e executar músicas, comandos de travamento e destravamento de portas, comandos para acionar farois, comandos para acionar dispositivos de estacionamento, comando para para brisas, vidros elétricos, abrir e fechar porta malas, identificação do motorista.ativação de cambio manual e auomatico.

    denunciar abuso

  • Avatar de francisco junior postado por francisco junior em 25.02.2010

    para que o veiculo possa ser chamado de meu é imprecindivel que os comandos sejam por voz , so assim ele ficara pessonalizado, algo como quando for compra-lo fazer um cadastro da voz do cliente para assessar a maioria das funções do veiculo, e tambem cadastrar outras pessoas que vão utilizar o veiculo.

    denunciar abuso

  • Avatar de Idevar Claro Filho postado por Idevar Claro Filho em 25.02.2010

    nenhuma, somente sensores e telas touch screen

    denunciar abuso

  • Avatar de marcus perillo postado por marcus perillo em 27.02.2010

    2 legais para conando de voz:

    1. ligar carro

    2. desligar carro.

    denunciar abuso

  • Avatar de Ivan Paulo Fontenla de Camargo postado por Ivan Paulo Fontenla de Camargo em 11.03.2010

    Travamento das portas, ajuste dos bancos, comando do som (rádio, CD, DVD, etc), comando dos vidros.

    denunciar abuso

  • Avatar de giu postado por giu em 13.03.2010

    Acionamento do som e do celular.

    denunciar abuso

  • Avatar de Thiago Becker Bellazzi postado por Thiago Becker Bellazzi em 15.03.2010

    controles do telefone como atender e efetuar chamadas de forma que se interaja com a agenda do proprio telefone, e leitura de mensagens. tambem alertas de agenda e compromissos seria interessantes.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcos Bedin postado por Marcos Bedin em 18.03.2010

    Comandos para o GPS serião mais beneficiados.

    denunciar abuso

  • Avatar de André Luiz de Souza Carreteiro postado por André Luiz de Souza Carreteiro em 19.03.2010

    o rádio

    denunciar abuso

  • Avatar de Lucas Montenegro Carvalhaes408 postado por Lucas Montenegro Carvalhaes408 em 22.03.2010

    A funçao "dirija sem prestar atençao e imite um bebado pondo o carro num poste". Chamadas de voz no carro podem aumentar o numero de acidentes por "falhas humanas". O humano a que me refiro não é o motorista.

    denunciar abuso

  • Avatar de rodrigo postado por rodrigo em 22.03.2010

    vidros das portas, trocas de combustiveis, comando de setas. 

    denunciar abuso

  • Avatar de Daniel Asseff postado por Daniel Asseff em 22.03.2010

    Ligar e trocar estacoes de radio e de cd, o GPS e algo a mais.

    denunciar abuso

  • Avatar de Leonardo Peres postado por Leonardo Peres em 04.04.2010

    Se o Fiat Mio quer ser um carro elétrico popular, ele não deveria vir nem com um nem com outro, pois encareceria o produto!

    denunciar abuso

  • Avatar de Renan Farias postado por Renan Farias em 08.04.2010

    As funçoes poderiam ser para ouvir musicas,ligar o ar,abrir e fexar vidros e regulagem d assentos

    denunciar abuso

  • Avatar de Fabio Pereira dos Santos postado por Fabio Pereira dos Santos em 08.04.2010

    Só o ato de você poder dirigir sem encostar a mão no telefone ja é uma coisa boa e evitaria muitos dos acidentes causados no transito.

    denunciar abuso

  • Avatar de davison postado por davison em 10.04.2010

    sem duvida mesmo as que interferem na dirigibilidade do motorista ,celular ,radio,ar condicionado,retrovisor…

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcos Ficarelli postado por Marcos Ficarelli em 13.04.2010

    as de GPS. Um motorista perdido é um perigo. Abrir e fechar o carro internamente é outro bom comando "abre tudo", "tranca tudo"

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Mendonça de Lima postado por Eduardo Mendonça de Lima em 13.04.2010

    ar condicionado, gps, rádio, internet, faróis.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rui Nóbrega postado por Rui Nóbrega em 17.04.2010

    depende do que teriamos disponível no veículo: exptrapolando as opções podemos pensar em :

    - Ajustes dos bancos, ajustes do ar condicionado, comando do som automotivo (volume, troca de estações, troca de entrada de som, etc), ajustes dos espelhos retrovisores, fechamento e abertura de portas, fechamento e abertura de válula de combustivel, piloto automático (este é o mais interessante), imagine você dirigindo e simplesmente dizer para o carro "Velocidade máxima 100Km", automáticamente o sistema reduziria a velocidade do carro n"ao permitindo que este ultrapassa esta velocidade … Acendimento de faróis, pisca, ou seja .. o que quiser.  

    denunciar abuso

  • Avatar de Adilson postado por Adilson em 01.05.2010

    Na hipótese de se utilizar comando por voz, a única função que acredito o comando de voz ser prático e funcional é o chamado "botão de pânico" para ser usado pelo usuário em casos de roubos ou sequestros, ou então em casos de acidente, onde o sistema ativaria automaticamente um GPS localizador para facilitar o trabalho dos policiais ou do resgate.

    denunciar abuso

  • Avatar de Igor postado por Igor em 03.05.2010

    O motorista poderia perguntar todas as informações do painel do carro e ainda iria ajudar pessoas com deficiências físicas e poderia ir mais longe nessa idéia de não só saber do interior do carro como informações externas como tempo, temperatura, trânsito(semáforos, engarrafamentos), objetos que podem colidir com o veículo, ajuda em ultrapassagens, informações sobre os outros veículos em volta etc.

    denunciar abuso

  • Avatar de Igor postado por Igor em 03.05.2010

    Uma observação é que o comando de voz deve estar vinculado ao motorista e deve ter algum tipo de sistema de segurança(igual a trava que existe para criança) para que outras pessoas(principalmente crianças) não interfiram de maneira a prejudicar a direção do veículo.

    denunciar abuso

  • Avatar de JOSE RENATO MICRUTE postado por JOSE RENATO MICRUTE em 14.05.2010

    COMANDOS POR VOZ, TAIS COMO "LUZ" INTERNA, "LIMPADORES", "DESEMBAÇAR" "FARÓIS", "SOM", "VIDEO", "AR FRIO", "AR QUENTE"  PODERIAM LIGAR OU DESLIGAR ESSES EQUIPAMENTOS, O TOM DE VOZ DARIA A INTENSIDADE DO VOLUME, E UM CLICK NA TELA OU O DESLISAR DO DEDO DARIA UM ENDEREÇO OU UMA ROTA PELO GPS. CONCORDO COM OS DEMAIS.

    denunciar abuso

  • Avatar de Bruno Eduardo Pierin postado por Bruno Eduardo Pierin em 22.05.2010

     As funções que são hoje executadas pelos comandos de trás do volante, faróis, limpadores de vidro, com exceção da seta. Ela deve continuar por acionamento manual. Comando como de radio e ar-condicionado também são bem vindos. O ideal é projetar um sistema ao qual você possa comandar quase todas as funções do carro em viva-voz, mas que isso fique ao prazer do proprietário, podendo ele escolher quais configurações usar.

    denunciar abuso

  • Avatar de Rebeca Favali postado por Rebeca Favali em 23.05.2010

     Ajustes de som (volume e mudança de músicas), temperatura do carro e informações do GPS

    denunciar abuso

  • Avatar de Sérgio Werneck de Figueiredo postado por Sérgio Werneck de Figueiredo em 24.05.2010

    N E N H U M A, acho que o comando de voz sofreria interferências de múltiplos sons, obrigaria ao silêncio de todos, ao desligamento do som, além de desviar a atenção do condutor.

    denunciar abuso

  • Avatar de weligton D.gomes postado por weligton D.gomes em 05.06.2010

    pelo comando de voz o motorista tem mais liberdade para atender chamada de telefones moveis ou fixo sem ter q desviar a atenção do transito ,.

    denunciar abuso

  • Avatar de rony postado por rony em 09.06.2010

    a atenção do comduto

    denunciar abuso

  • Avatar de Carlos L Junior postado por Carlos L Junior em 10.06.2010

    Rádio, CD, GPS, abrir capô, abrir porta-malas, abrir portas, travar portas.

    denunciar abuso

  • Avatar de Benemar postado por Benemar em 11.06.2010

    As funções relacionadas ao rádio, ligar/ desligar, aumentar/ diminuir voluime, mute, mudar de estação/ faixa, mudar modo e etc…

    As relacionadas ao limpador de pára-brisa/ vidro traseiro, ligar/ desligar, velocidade, esguinchar água e etc…

    As relacionadas ao farol, ligar/ desligar lanterna, farol, farol alto e etc…

    As relacionadas a luzes internas, liga/desliga e intensidade.

    As relacionadas ao computador de bordo, verificar consumo, hodômetro, distância percorrida, velocidade média e etc…

    Mas devem estar elencadas somente as funcões pouco utilizadas, comandos exporádicos. Seria muito incomodo colocar funcções de dar seta de direção, por exemplo e ter que ficar toda hora falando com o "carro", mesmo porque deverá ser criado uma "chave de voz" para indicar o comando, por exemplo, "carro ligue o farol", para evitar de que numa conversa comum quando se fale na conversa "ligue o farol" ou algo parecido o carro execute essa função.

    denunciar abuso

  • Avatar de Marcio da Silva Santini postado por Marcio da Silva Santini em 14.06.2010

    Acionamento do limpador de para brisas, GPS, piloto automático fechamento e abertura de janelas e teto solar

    denunciar abuso

  • Avatar de Romeu Pfundner postado por Romeu Pfundner em 24.06.2010

    a de prestar atenção na estrada.

    denunciar abuso

  • Avatar de Yuri Mendoza postado por Yuri Mendoza em 07.07.2010

    certamente as funções mais complexas, como busca de ruas no GPS, seriam beneficiadas pelo comando de voz, e algumas funções programáveis combinadas, também.

    os inconvenientes dos comandos de voz, também, devem ser suplantados por perguntas de resposta simples por meio dos dedos (touch ou não), para privilegiar a atenção na estrada e a ação rápida e inequívoca do sistema.

    denunciar abuso

  • Avatar de Eduardo Cesar Almeida postado por Eduardo Cesar Almeida em 22.07.2010

    Diretamente, seriam as funções de comunicação e entretenimento.

    Contudo, acendimento de luzes internas e externas, abertura de porta-malas ou capô, são operações feitas atualmente com o grande desconforto de não se ver o que se está fazendo, ou se esticar/dobrar para uma posição não-natural…

    denunciar abuso

  • Avatar de JOAO BATISTA S. SOUZA postado por JOAO BATISTA S. SOUZA em 08.08.2010

    A PRINCIPAL FUNÇAO, QUE  E DIRIGIR COM SEGURANÇA.

    EU QUASE BATI O CARRO MEXENDO NO RADIO,ALEM DISSO TU PODE FALAR COM OUTRA PESSOA SEM ESTAR COM O CELULAR NO OUVIDO.

    denunciar abuso

  • Avatar de wellington silva postado por wellington silva em 13.08.2010

     tipo, ligar (para ligar o carro), fechar vidros…

    denunciar abuso

  • Avatar de olga s r skroski postado por olga s r skroski em 08.10.2010

    estacionar e desembaçar vidros em tempo chuvoso.

    denunciar abuso

  • Avatar de girardeli postado por girardeli em 06.11.2010

    atender celular, e usar o gps

    denunciar abuso

  • Avatar de Edilson Alves Rocha Junior postado por Edilson Alves Rocha Junior em 06.03.2011

    tocar musica, limitação de volume pois o motorista tem que ta ligado no transito.

    ligar luz interna do carro, inclinar ou declinar a poltrona, sendo loquiado tambem ao motorista ate um certo grau.

    abrir e fechar os vidros, trancar as portas entre essas coisas.

    estacionar

    denunciar abuso

  • Avatar de WARLEY LUCAS NOBRE SANTOS postado por WARLEY LUCAS NOBRE SANTOS em 08.01.2013

    Rádio, fechar porta-málas, fechar vidros, destravar as portas, ajustar retrovisores, atender o celular.

    denunciar abuso