discussions

In this section you can participate of the specifications and decisions made for the Fiat Mio. The best suggestions, comments and observations received are meticulously analyzed in open discussions divided into 20 distinct topics.

The final results of these debates will be part of the specifications for the Fiat Mio, and will be available to the public or any other car make or business which might be interested in executing such ideas. This is what we call Creative Commons.

Evolved Maintenance – How can one make vehicle maintenance a little more pleasant?

05.11.2009 : 19h54

There is nothing more antiquated, cumbersome, discouraging and useless than an owner’s manual with hundreds and hundreds of sheets of paper. Think about it: how many times have you used your manual? And with all the technology available nowadays, it is very likely that most drivers don’t even know much about the vehicle they are driving.

FTP

Your neighborhood mechanic is also becoming obsolete, not only in technological terms, but also due to the wide variety of makes and different systems that are now available. A big part of a vehicle check up these days is done through scanners or laptops. And if the interface between vehicle and mechanic has changed, why not also change the way an owner understands his or her car?

DVD Manual

In the US, Chrysler has announced that it will substitute all its paper manuals for DVDs and multimedia material, such as videos. Aside from having a greater interactive relationship, the company will save up to 930 tons of paper per year. And how about expanding this reality in order to understand a bit more how your car works?



Another revolution could also occur thanks to the progress seen in telemetry and data transmission. In the future, cars will have logs informing its status at a distance, without having to go to the mechanic. With such a device, anticipating problems with the car will be easy, as well as maintaining the driver informed with a well detailed online record. This will also benefit car companies who would have reliable up-to-date statistics on the car’s performance.  With this, they could also track down the line, those recurring problems or defects in a car.

topics 3

Monitor the discussions on the topics below. You can comment on several topics, on several different subjects.

  • Sent by Angelo Ricardo dos Santos Freitas

    06.11.2009 13h34

    Sim! Um CD/DVD está de bom tamanho, com a possibilidade de em caso de perda, baixá-lo pela internet.

    report abuse

  • Sent by Lucas Amorim

    06.11.2009 17h49

    Sim como um CD/DVD.

    report abuse

  • Sent by Daniel Lacerda Ribeiro

    06.11.2009 20h40

     Sem dúvida. Via e-mail, pen-drive, dvd ou até mesmo algum tipo de jogo interativo que faça com que o dono entenda melhor seu carro.

    report abuse

  • Sent by Daniel Lacerda Ribeiro

    06.11.2009 20h44

     Acho também que na própria "chave" poderia estar integrado um pen-drive com as informações do veículo.

    report abuse

  • Sent by Ederson Omoto

    07.11.2009 07h35

    Logicamente. manuaius digitais são melhores mais duraveis e mais acessiveis.

    report abuse

  • Sent by OTAVIO MONTEIRO

    08.11.2009 11h36

    RECEBER INFORMAÇÕES EM .PDF POR EXEMPLO DE VÁRIAS BILBLIOGRAFIAS EM DIFERENTES NÍVEIS AJUDARIA A CONVENCER AO CLIENTE SOBRE A IMPORTANCIA DE  CERTAS REVISOES E INTERVENÇÕES

    report abuse

  • Sent by Luciano Cavicchiolli

    11.11.2009 18h08

    O problema não é o formato físico e sim as normas. Os manuais parecem projetos científicos.

    Um DVD no formato de documentário seria excelente, além de valorizar o veículo adquirido.

    report abuse

  • Sent by Cesar Neves Ortiz

    12.11.2009 02h56

    sim, um DVD seria muito legal.

    report abuse

  • Sent by josé augusto mazzaro

    14.11.2009 01h45

    Sim

    report abuse

  • Sent by Nivaldo Sá

    14.11.2009 11h13

    Lindo, super prático. Detesto papel.

    report abuse

  • Sent by Cícero Araujo

    14.11.2009 13h52

    Perfeitamente, para mim nem é necessário queimar um cd/dvd, todo o material pode ficar disponível online para download e consultas.

    report abuse

  • Sent by Humberto Cosentine

    15.11.2009 12h17

    Sim, tranquilamente.

    report abuse

  • Sent by Paulo Sérgio dos Anjos

    15.11.2009 14h31

    Sim. Vi outro dia na net um exemplo disso. Se não me engano da BMW. Um programa interativo d manutenção virtual. Achei fantástico.

    report abuse

  • Sent by Lindomar Barboda da Silva

    16.11.2009 21h19

    Sim, porém deveria ter uma cartilha sintetizada das principais possíveis causas de pane.

    report abuse

  • Sent by Aldair Mozer sorio

    18.11.2009 09h51

    Sim,poderia vir em cd ou memoria flach

    report abuse

  • Sent by Jones

    20.11.2009 00h06

    Claro! Algo que não agredisse a Terra.

    report abuse

  • Sent by Marco Aurélio Teixeira

    20.11.2009 01h43

    Com certeza seria bem vindo. Um sistema de display no painel, onde voce pudesse visualizar o manual ou até mesmo no seu notebook, celular ou algo desse tipo. Papel já era!

    report abuse

  • Sent by Juan furtado de lacerda junior

    20.11.2009 15h11

    sim

    report abuse

  • Sent by Leonardo Barbosa

    20.11.2009 16h28

    Talvez um DVD seja mais atrativo que um livreto. Talvez até um game.

    report abuse

  • Sent by Eduardo Mercer

    21.11.2009 15h39

    É uma pergunta ou uma oferta !? Quero um manual mais moderno JÁ ! Atualizações via e-mail com datas de revisão marcadas automaticamente, instruções via CD ou pen-drive (ou até mesmo pelo próprio sistema multimídia do carro), quero o fim do maldito manual !!!

    report abuse

  • Sent by Eduardo Quadros

    22.11.2009 10h26

    Já deveria ser assim!

    O uso de recursos audiovisuais, além de facilitar o entendimento, evita o desperdício de papel. Interessante sería o dono baixar um manual para seu celular ou notebook!

    report abuse

  • Sent by Douglas Costa Figueiredo

    25.11.2009 16h12

    Sim. O manual poderia ser integrado ao HUD também. E, caso o carro nem ligue e o HUD não funcione, o mesmo também deveria ser disponibilizado para downlaod no site do fabricante.

    report abuse

  • Sent by Diego Rodrigues

    27.11.2009 01h26

     Acredito que essas informações devem ter uma maior facilidade de acesso para o momento de necessidade do motorista. Claro que um conteudo mais espefico poderia estar disponibilizado na internet e enviado em DVD ou um cartão de memória no momento de aquisição do veículo.

    report abuse

  • Sent by Ricardo A. Rocha

    27.11.2009 09h35

    Tem que estar disponível na internet. Não dá mais para pensar em um meio físico, seja ele papel, CD (pior ainda) ou pendrive. Quem quiser que imprima ou grave na mídia que achar melhor.

    report abuse

  • Sent by Elias

    27.11.2009 19h07

     Eu prefiro o manual de papel, pode ser até reciclado mas o fato de vc poder pegar e ter junto do carro e melhor que um manual virtual.

    report abuse

  • Sent by Felipe Eduardo

    04.12.2009 21h41

     sim…mas bem facil de ler

    report abuse

  • Sent by Marco Antonio Brittes Pereira

    13.12.2009 00h24

    sim, desde que essa material possa ser usado dentro do veiculo, sem nenhum aparelho que esteja disponivel dentro do proprio veiculo

    report abuse

  • Sent by NathanBrazil

    15.12.2009 18h12

     Um manual digital e interativo.

    report abuse

  • Sent by Jose Fernando Veronesi

    16.12.2009 02h03

    claro que sim, alem de ser mto mais ecologico, o manual em dvd pode ser muito mais instrutivo que o escrito e muito simples, podendo ser visto no proprio dvd do veiculo para o proprietario acompanhar passo a passo

    report abuse

  • Sent by Tiago Schafer

    16.12.2009 16h41

    Sim, seria muito melhor, usar um manual com videos sobre como ativar opções em dvd, etc…

    report abuse

  • Sent by Eduardo Alcântara

    19.12.2009 03h47

    Um site de pré-atendimento, onde o cliente pudesse dizer quais os sintomas e barulinhos, e um programa de IA desse teorias sobre as suspostas razões, para que o usuário já estimasse a gravidade e custo do conserto.

    report abuse

  • Sent by Hugo da Silva Carlos

    19.12.2009 12h38

    não apenas CD/DVD, mas que o próprio carro nos informe com infograficos sobre o que está acontecendo em caso de problemas. Sensores de auto diagnóstico nas partes mecânicas seriam fantástico para auxiliar nesta tarefa, assim como já acontece com a injeção.

    report abuse

  • Sent by Carlos Ganhadeiro

    20.12.2009 22h07

    Sim, em formato de CD.

    report abuse

  • Sent by Cristiano H. Ferraz

    25.12.2009 07h37

     Claro! Gravado no computador de bordo, com leitura fácil pela tela do painel, transferível para o celular por bluetooth ou pelo pendrive USB do sistema de som para ser portado em outros dispositivos e no computador de casa, e atualizável da mesma maneira.

    report abuse

  • Sent by Renato dos Santos Cruz

    25.12.2009 22h28

     sim. CD/DVD até por e-mail.

    report abuse

  • Sent by Rodrigo Bernardi de Carvalho

    29.12.2009 12h30

    Com certeza

    report abuse

  • Sent by Gustavo Barbosa

    29.12.2009 15h34

    Sim. Um manual digital é muito melhor, principalmente se o veículo vier com um sistema multimídia que permita a visualização do manual contendo texto, áudio e vídeos, no próprio veículo, em uma tela touchscreen.

    report abuse

  • Sent by vinicius bortoloso

    11.01.2010 16h44

     o papel é a melhor forma

    report abuse

  • Sent by SERGIO HENRIQUE AUDIBERT

    13.01.2010 05h10

    A IDEIA DO DVD É INTEREÇANTE MAS CREIO QUE SE A FIAT FAZER UM SITE NA INTERNET  EXCLUSIVO DO FIAT MIO SERIA MUITO LEGAL POIS SERVERIA COMO MANUAL DO PROPRIETARIO E INFORMARIA O DONO DO MIO SOBRE TODAS AS QUESTOES FAZENDO ATE PERGUNTAS A FIAT    [   SE FOR POSSIVEL  ]   E  UM SITE DO CARRO COMO MANUAL, CREIO QUE GASTARIA MENOS DINHEIRO COMPARANDO,  SE FOR COM DVD OU AINDA O MANUAL DE PAPEL.

    report abuse

  • Sent by Rafael

    13.01.2010 05h28

    se o carro tiver como projetar esse manual nele mesmo seria ótimo fora isso o papel ainda da para tirar de casa e levar para garagem

    report abuse

  • Sent by Christian Bispo

    26.01.2010 18h49

    Chega de papel. Ninguém lê e só gera lixo. O ideal seria um DVD ou Cartão de Memória com uma apresentação multimídia

    report abuse

  • Sent by Fernando

    31.01.2010 09h16

    Sim. E poderia também haver a opção: Papel, DVD, Download e, principalmente, o acesso livre do manual no próprio site do carro, para quem quiser ler, ou assistir.

    report abuse

  • Sent by Angelo Ricardo dos Santos Freitas

    06.11.2009 13h34

    Sim! Acho muito útil.

    report abuse

  • Sent by Lucas Amorim

    06.11.2009 17h52

    Sim.

    report abuse

  • Sent by Daniel Lacerda Ribeiro

    06.11.2009 20h41

     Sim. Isto evitaria visitas desnecessárias a oficinas, fazendo com que nem tempo nem recursos sejam desperdiçados.

    report abuse

  • Sent by Ederson Omoto

    07.11.2009 07h36

    Isso tambem seria ótimo assim como dados que a montadora so fornece para as consecionarias

    report abuse

  • Sent by Ederson Omoto

    07.11.2009 07h40

    uma outra coisa que poderia mudar, é almentar o numero de peças padrão e as especificação nos manuais de manutenção serem totalmente tecnicas. ou seja ao invez do numero de indentificação de um rolamento ele tiver a especificação do regime, lubrificação, carga e dimensão.

    report abuse

  • Sent by Reginaldo Gabriel da Silva

    08.11.2009 00h29

    o carro deve ter uma mecânica simples e integrado a um computador de bordo,assim você mesmo poderia fazer reparos no carro e também não parar na estrada por causa de algum defeito que você mesmo poderia consertar.

    report abuse

  • Sent by OTAVIO MONTEIRO

    08.11.2009 11h33

    PERFEITAMENTE. HOJE HÁ INÚMERAS PESSOAS QUE ADORAM DAR UMA MEXIDINHA NO VEÍCULO MAS NÃO POSSUI DADOS TÉCNICOS PARA ESTUDO. GARANTO QUE MUITOS FIDELIZARÃO A MARCA POR ESTE MOTIVO. 

    report abuse

  • Sent by Luciano Cavicchiolli

    11.11.2009 18h12

    Sim!

    report abuse

  • Sent by Cesar Neves Ortiz

    12.11.2009 02h57

    sim, muito util.

    report abuse

  • Sent by josé augusto mazzaro

    14.11.2009 01h46

    Excelente!!

    report abuse

  • Sent by Nivaldo Sá

    14.11.2009 11h14

    Maravilhoso. Adoro mexer nos meus automéveis.

    report abuse

  • Sent by Cícero Araujo

    14.11.2009 14h04

    Olhando as respostas anteriores, fiquei com um pouco de dúvida: No nosso país boa parte dos acidentes e quebras de veículos acontecem por causa de falta de manutenção ou manutenção inadequada.

    Os vídeos institucionais sobre a importância das revisões, quando e porque ok, mas faça você mesmo nunca, se não vira "jeitinho".

    É melhor uma abordagem do tipo: "Consulte sempre seu mecânico autorizado".

    report abuse

  • Sent by Humberto Cosentine

    15.11.2009 12h19

    Preferiria workshops divertidos e formativos, de tempos em tempos,  para que os proprietários se sentissem apoiados e também membros de uma espécie de clube ou comunidade.

    report abuse

  • Sent by Lindomar Barboda da Silva

    16.11.2009 21h19

    sim.

    report abuse

  • Sent by Aldair Mozer sorio

    18.11.2009 09h52

    sim,acharia interesante.

    report abuse

  • Sent by Jones

    20.11.2009 00h07

    Com certeza! E que tal isso embutido num próprio aparelho de vídeo no automóvel?

    report abuse

  • Sent by Marco Aurélio Teixeira

    20.11.2009 01h44

    Até pode ser útil…

    report abuse

  • Sent by Juan furtado de lacerda junior

    20.11.2009 15h13

    acredito que não pois isso incentivarias os "mechanicos "a mexerem em partes do veiculos desnecessarias aos seus conhecimento

    report abuse

  • Sent by Leonardo Barbosa

    20.11.2009 16h28

    Muito útil. Com conhecimento e ferramentas apropriadas qualquer pessoa pode consertar o prórprio carro.

    report abuse

  • Sent by Eduardo Mercer

    21.11.2009 15h41

    Bastante. Um "YouTube do seu carro" com uma coleção de vídeos com um profissional mostrando como se trocar uma lâmpada de farol ou verificar o nível dos fluidos poderia interessar mais as pessoas a conhecer seus carros. Apresentar as informações técnicas em forma de gráficos e até mesmo comparativos com outros carros também ajudaria as pessoas a entender o que é um peso em ordem de marcha, torque etc.

    report abuse

  • Sent by Eduardo Quadros

    22.11.2009 10h27

    Claro!

    Para quem gosta de resolver tudo sozinho ou para quem gosta de saber tudo o que está acontecendo com seu carro, este recurso é fundamental!

    report abuse

  • Sent by George Farias Gomes

    24.11.2009 21h23

    videos explicativos ajudariam bastante!

    report abuse

  • Sent by Douglas Costa Figueiredo

    25.11.2009 16h13

    Sim, tutoriais são sempre a melhor fonte de manutenção.

    report abuse

  • Sent by Diego Rodrigues

    27.11.2009 01h28

     Com certeza. Alguns vídeos poderiam estar ao acesso a qualquer momento no veículo, para um momento de maior necessidade. Vídeos mais específicos poderiam ficar a disposição na internet e poderem ser baixados e rodados no veiculo através de DVD ou cartão de memória.

    report abuse

  • Sent by Elias

    27.11.2009 19h11

     Sim se for das coisas mais basicas como limpeza, alinhar farois, trocar lampadas, trocar filtro de ar e ect.

    report abuse

  • Sent by Felipe Eduardo

    04.12.2009 21h40

     sim

    report abuse

  • Sent by Marco Antonio Brittes Pereira

    13.12.2009 00h25

    sim. isso poderia ser projetado no parabrisas atraves de algum projetor holografico ou coisa semelhante

    report abuse

  • Sent by NathanBrazil

    15.12.2009 18h13

     Seria util no caso das revisoes , mas no "faça voce mesmo" , podriam ocorrer fatos absurdos como quebra e/ou mal funcionamento do veiculo.

    report abuse

  • Sent by Jose Fernando Veronesi

    16.12.2009 02h07

    isso seria muito bom e ainda aumentaria a vida util do veiculo. ainda poderia ter incluido no dvd o passo a passo de um auto diagnostico simples para o cliente, como no ford focus, voce segura o botao do odometro e liga o contato, ele mostra uma serie de diagnosticos como todos os instrumentos funcionando, luzes de alerta, codigos de erro e mto mais

    report abuse

  • Sent by Tiago Schafer

    16.12.2009 16h43

    Seria ótimo um vídeo que mostre como é possível fazer a manutenção básica do carro para pequenos problemas ou emergências

    report abuse

  • Sent by Carlos Ganhadeiro

    20.12.2009 22h08

    Não.  Sou bancário e não mecânico.  Cada um deve cuidar de sua especialidade, ficando a montadora a cargo da manutenção, e as despesas por conta do usuário.

    report abuse

  • Sent by Cristiano H. Ferraz

    25.12.2009 07h51

    Absoluta e enfaticamente, não! Vídeos do tipo how-to ou unboxing são a coisa mais monótona e ineficaz já inventada para explicar as coisas. Não permitem pular partes, são lineares e lentos. Qualquer instrução sem interação é inaceitável hoje.

    Seria melhor fornecer esquemas em desenhos animados detalhados e interativos , com hiperlinks dentro do próprio texto (que permitam folhear como se fosse um livro), com rotação para várias visualizações, de linha (contornos, sem 3D nem texturas, que dificultam a produção e mascaram a informação importante).

    report abuse

  • Sent by Renato dos Santos Cruz

    25.12.2009 22h28

     Sim extremamente util.

    report abuse

  • Sent by Fernando Fernandes da Silva

    27.12.2009 23h58

    Acharia util manuais mais interativos em dvds ou no proprio site da montadora o que elimina a necessidade de impressões em papel.

    Aliado a isso seria muito positivo se as centrais de diagnostico possuissem codigo aberto os problermas seriam conhecidos pelo proprietario do veiculo antes de leva-lo ao mecanico. 

    report abuse

  • Sent by Rodrigo Bernardi de Carvalho

    29.12.2009 12h30

    Adoraria, com certeza

    report abuse

  • Sent by Gustavo Barbosa

    29.12.2009 15h34

    Sim.

    report abuse

  • Sent by vinicius bortoloso

    11.01.2010 16h44

     seria bom usar este recurso.

    report abuse

  • Sent by Rafael

    13.01.2010 05h30

    seria muito bom mas, nem todo mundo tem habilidade para isso seria mais viavel colocar esses videos no site da montadora seria até um pos venda muito legal

    report abuse

  • Sent by Christian Bispo

    26.01.2010 18h50

    Sim

    report abuse

  • Sent by Fernando

    31.01.2010 09h22

    Ter vídeos tipo "faça você mesmo" é fundamental na vida de qualquer dono de carro (talvez não para os muito ricos e que não gostam de carros).  Ensinando coisas básicas como ver o óleo ou trocar o pneu ou as velas, até fazer consertos, como trocar peças ou fazer a retífica do motor. Mesmo que o dono do carro não vá fazer, ele vai saber o que acontece e vai poder discutir como mecânico o que está acontecendo com o veículo.

    report abuse

  • Sent by Angelo Ricardo dos Santos Freitas

    06.11.2009 13h35

    Sim! Gostaria.

    report abuse

  • Sent by Daniel Lacerda Ribeiro

    06.11.2009 20h43

     Sim. O carro tem que ter um sistema próprio de diagnósticos para que o motorista saiba o que se passa com seu veículo e que vá se assemelhando com seu funcionamento.

    report abuse

  • Sent by Ederson Omoto

    07.11.2009 07h37

    muitos dirão que sim mais poucos irão ao menos abrir o arquivo pdf ou o livro do manual. Eu sempre procuro os manuais de manutenção mesmo estes escritos em outros idiomas.

    report abuse

  • Sent by Reginaldo Gabriel da Silva

    08.11.2009 00h35

    sim,pois entendendo o funcionamento do veiculo você já percebe quando começa um problema e você sabendo onde é o problema você mesmo pode fazê-lo ou se tiver sem tempo, avisar ao mecânico qual é o defeito e pedir o valor e não ser enganado.

    report abuse

  • Sent by Luciano Cavicchiolli

    11.11.2009 18h12

    Sim!

    report abuse

  • Sent by Cesar Neves Ortiz

    12.11.2009 02h57

    sim

    report abuse

  • Sent by josé augusto mazzaro

    14.11.2009 01h46

    Sim , Sim , Sim.

    report abuse

  • Sent by Nivaldo Sá

    14.11.2009 11h14

    SIM. Excelente.

    report abuse

  • Sent by Cícero Araujo

    14.11.2009 14h08

    Em termos gerais, todos que tem interesse conhecem o funcionamento dos carros. O melhor é explicar quais são as consequências da falta de manutenção preventiva adequada.

    report abuse

  • Sent by Lindomar Barboda da Silva

    16.11.2009 21h21

    É claro, pois não ficariamos vítimas de ofícinas nos cobrando um absudo apenas por um fuzivel queimado.

    report abuse

  • Sent by Aldair Mozer sorio

    18.11.2009 09h52

    Sim,gostaria

    report abuse

  • Sent by Jones

    20.11.2009 00h07

    Oxe! Mas é lógico!

    report abuse

  • Sent by Marco Aurélio Teixeira

    20.11.2009 01h45

    Não. Para isso existem mecanicos.

    Sou analista de sistemas, e vivi quase toda a minha vida sobre computadores, mas nunca me interessei pelo "hardware". Para isso existem técnicos.

    report abuse

  • Sent by Juan furtado de lacerda junior

    20.11.2009 15h14

    Sim mais somente de partes que eu possa saber como as que vem no manual

    report abuse

  • Sent by Leonardo Barbosa

    20.11.2009 16h29

    Todos gostaríamos.

    report abuse

  • Sent by Eduardo Mercer

    21.11.2009 15h44

    Acho que não falta interesse em aprender como funciona o carro, são os manuais que são "áridos" demais e acabam espantando o proprietário médio. Se os manuais perdessem esse formato "mais do mesmo" e se tornassem dinâmicos e interessantes, mais gente se interessaria em lê-los.

    P.S. E que tal oferecer mini-cursos de manutenção básica ? Uma porcentagem pequena, mas muito interessada, de proprietários adoraria ter a chance de fuçar em ambiente controlado e se sentiriam muito mais a vontade quando algo eventualmente desse errado !

    report abuse

  • Sent by Eduardo Quadros

    22.11.2009 10h28

    Com certeza!

    Ainda mais hoje, que a cada ano temos sistemas mais complexos. 

    report abuse

  • Sent by George Farias Gomes

    24.11.2009 21h23

    gostaria de entender mais o funciomento do carro e manutenção para que eu possa fazer

    report abuse

  • Sent by Jorge Rogelson da Silva

    25.11.2009 11h20

    Pra começar as pessoas de classe média gostam de entender o que se passa com o próprio carro, se na entrega técnica o proprietário receber um mini curso do uso do veículo será muito interessante, o problema é que os apressadinhos vão ao distribuidor e em 10 segundos querem sair dirigindo, temos que mudar esta cultura com o programa "Conheça o seu Novo Amigo", ofertando cursos grátis de 30 minutos para qualquer cliente Fiat, seja de novos ou usados.

    report abuse

  • Sent by Douglas Costa Figueiredo

    25.11.2009 16h14

    Sim, o melhor motorista é aquele que conhece a si mesmo e ao seu carro.

    report abuse

  • Sent by Diego Rodrigues

    27.11.2009 01h31

     Acredito que isso seja de grande ajuda e que isso deva ser feito de uma forma simplificada e de fácil entendimento. Pode haver um pouco de teoria de como funciona, desde que a forma prática da realização seja totalmente passada as pessoas.

    report abuse

  • Sent by Elias

    27.11.2009 19h13

     Sim conhecer o carro e essencial para a manutenção dele, diminuir os gastos com a manutenção tb, e assim ter menos necessidade de trocar peças, o carro e ter um valor maior na hora de trocar.

    report abuse

  • Sent by Felipe Eduardo

    04.12.2009 21h41

     yes, of course

    report abuse

  • Sent by Marco Antonio Brittes Pereira

    13.12.2009 00h25

    sim! muito

    report abuse

  • Sent by NathanBrazil

    15.12.2009 18h14

    Eu sim , mas para aqueles que apenas gostam de sentar e dirigir , nao seria muito atrativo. 

    report abuse

  • Sent by Jose Fernando Veronesi

    16.12.2009 02h08

    acho que isso e uma coisa essencial para todos os proprietarios

    report abuse

  • Sent by Tiago Schafer

    16.12.2009 16h49

    Gostaria sim…seria ótimo conhecer o funcionamento para não cair na "lábia" de cada mecÂnico falcatrua que inventa um monte de coisa pra ganhar dinheiro em cima da falta de conhecimento do usuário

    report abuse

  • Sent by Alexandre Lemos

    17.12.2009 12h12

    Acho que você não precisa entender tudo sobre o carro. Mas você precisa que o seu carro te de um diagnóstico sobre os problemas e sobre o seu estado.

    Um grande problema hoje, além do transito, relacionado a carros é a manutenção. Ficamos reféns dos mecânicos. Hoje em dia é difícil confiar neles.

    O dono do carro deveria ter poder de argumentação sobre o que de fato necessário ou não no conserto e nas revisões.

    O argumento de que o usuário não entende de mecânica e por isso não deve ter acesso ou entender alguma coisa quando abre o capô é correto. Tentando resolver na base da intuição pode trazer para ele mais problemas do que soluções. Mas não é certo também que ele fique se qualquer noção sobre o estado do seu carro

    Hoje tem computador e sensor para tudo no carro. Porque não para detectar problemas?

    report abuse

  • Sent by Carlos Ganhadeiro

    20.12.2009 22h09

    Sim, através do Cd com Manual do Proprietário mais interativo.

    report abuse

  • Sent by Carlos Ganhadeiro

    20.12.2009 22h11

    Gostaria de receber, por e-mail, um relatório como estava meu carro assim que chegou na autorizada e o que exatamente foi feito, acompanhado de um recibo de garantia e revisão..

    report abuse

  • Sent by Cristiano H. Ferraz

    25.12.2009 07h54

    Sim. Mas, por favor, animado — pdf é pior que papel. Animações em html com java, na tela do painel do carro e transferível por USB para o PC e vice-versa.

    report abuse

  • Sent by Renato dos Santos Cruz

    25.12.2009 22h30

     Com certeza e isso evitaria de mecanicos e lojas venderem limpezas de bico, cambagens separadas do alinhamento e balanceamento, descarbonisaçao do motor etc

    report abuse

  • Sent by Artur M

    27.12.2009 04h00

    Atualmente com a alta capacidade de comunicaçao entre computadores e os demais utensilios e com a alta qualidade dos softwares atuais, por que nao criar um software domiciliar de avaliaçao da mecanica? coloca-se uma porta usb no painel e um CD de instalaçao de um software avançado o qua pode identificar e descrever os mais diversos problemas que o carro possa apresentar. um exemplo. Hoje mesmo estava andando com o meu corolla 04 e acendeu no painel a luz que indica problema na injeçao eletronica. seria muito mais interessante se eu pudesse chegar em casa e ligar o carro ao meu computador e após algumas analises me dissesse qual era o problema que esava ocorrendo! se é na mistura do ar\combustivel ou no sensor do escapamento ou algum problema na admissao de ar… ou algo mais serio. dai ocorre que o motorista fica inseguro sem saber se o problema pode comprometer a sua segurança ou apenas é algo que deva ser reparado para um melhor desmpenho, sem ter o risco de deixa-lo na mão em um momento crucial. e se há hoje em dia a tecnologia "carpc" por que nao conetar o proprio computador do carro ao centro de diagnostico este desenvolvido, onde apareça em tempo real os fatos e defeitos que ocorrem?

    report abuse

  • Sent by Rodrigo Bernardi de Carvalho

    29.12.2009 12h31

    Adoraria, com certeza

    report abuse

  • Sent by sandra c dantas

    30.12.2009 15h21

    com certeza enteder melhor o funcionamento do meu proprio carro seria bem melhor

    report abuse

  • Sent by vinicius bortoloso

    11.01.2010 16h45

     devesse entender da manutençao do veiculo de forma simples e direta

    report abuse

  • Sent by SERGIO HENRIQUE AUDIBERT

    13.01.2010 04h43

    A QUESTAO  [ MANUTENÇAO] DEVE SER FEITA DA SEGUINTE FORMA.

    O FIAT MIO  DEVE TER ESPALHADO POR TODO CARRO SENSORES QUE VAO INFORMAR O PROPRIETARIO DO CARRO SOBRE UM DEFEITO  E ATE MESMO ANTES  DE OCORRER ESSE DEFEITO, ASSIM COM O FIAT MIO NINGUEM FICARA COM O CARRO QUEBRADO NA ESTRADA O QUE É UMA COISA EXTREMAMENTE RUIM DESCONFORTAVEL, AVISANDO ANTES O PROPRITARIO SO VAI FICAR COM O CARRO NA ESTRADA QUEBRADO SE QUISER, POIS FOI AVISADO COM ANTECEDENCIA QUE DETERMINADA PEÇA ESTARIA COM DEFEITO.  E COM ESSE SISTEMA DE SENSORES POR TODO O  CARRO, MOTOR, FREIOS,  PNEUS,  SUSPENÇAO,  DIREÇAO   ETC ,  O MECANICO JA VAI SABER DE IMEDIATO ONDE MEXER. MANDEI UMA IDEIA COM RELAÇAO A ISSO NO MEU PERFIL.

    report abuse

  • Sent by SERGIO HENRIQUE AUDIBERT

    13.01.2010 05h00

    ESSE CARRO DA   FIAT   DEVE TER SENSORES POR TODO CARRO PRA AVISAR O MOTORISTA TUDO QUE ESTA ACONTECENDO COM SEU AUTOMOVEL, AVISANDO O DESGASTE DAS PEÇAS, ASSIM EVITANDO DO CARRO QUEBRAR  EM  HORA INDESEJADA  E FICAR NA  ESTRADA  POR EXEMPLO.  O   FIAT   DEVE TER SENSORES  EM LUGARES COMO   [ PRESSAO DOS PNEUS,  PASTILHAS DE FREIOS,  DISCOS DE FREIOS,  FAROIS,  POR TODO MOTOR, PISTOES ANEIS,  VIRABREQUIM,  EIXO COMANDO DE VALVULAS,  VALVULAS,  ROLAMENTOS,  PORTAS E MAÇANETAS DAS PORTAS,  EMBREAGEM,  CÂMBIO DE MARCHAS,  ACELERADOR, SUSPENÇAO,  UM SISTEMA DE SENSORES PARA VEREFICAR TODA A PARTE ELETRO ELETRONICA NO CARRO, ETC].  ENFIM SENSORES ESPALHADOS POR TODO CARRO PARA O PROPRIETARIO DESSE VEICULO NÃO QUEBRAR O CARRO NA RUA,  POR QUE ELE FOI AVISADO  ANTES DE ALGUMA PEÇA DO CARRO QUEBRAR.  ISSO TRAZ AO DONO DO NOVO  FIAT  MAIS CONFORTO E SEGURANÇA.
    MANDEI ESSA IDEIA ANTES, ESTA NO MEU PERFIL.

    report abuse

  • Sent by Rafael

    13.01.2010 05h31

    sempre a manutenção é a primeira coisa que garate a segurança pq não adianta ter um abs um cinto de 3 pontos e um air bag que não funcionam corretamente

    report abuse

  • Sent by Fernando

    31.01.2010 09h27

    Claro! Entender como funciona o carro é fundamental para dirigir melhor, fazer a manutenção adequada, conservar o veículo, conservar o principal, a vida das pessoas dentro e fora dele. Essas informações, aliás, já deveriam ser colocadas à disposição de todos os donos de veículos há muito tempo!  O carro não pode ser tratado como um segredo de guerra, é um objeto de uso cotidiano e social.

    report abuse

  • Sent by francisco junior

    25.02.2010 17h59

    As concessionarias deveriam ter um box so pra ele com mecanicos e tecnicos com conhecimento exclusivo deste veiculo, algo como vapt vupt.

    report abuse

» back

Follow